FENINJER+

8 livros de negócios recomendados por empreendedores

8 livros de negócios recomendados por empreendedores

8 livros de negócios recomendados por empreendedores

Dicas de leitura de profissionais que estão a frente das maiores empresas do país e do mundo

8 livros de negócios recomendados por empreendedores.

Empreender não é para qualquer um. A cada dia o empresário brasileiro se vê diante de novos desafios e, muitas vezes, se apoia em estudos e experiências de outros empreendedores para passar por momentos decisivos.

Pensando nisto, listamos 8 livros – com temas que vão desde a abertura de um negócio, desafios e crises, até a construção da cultura corporativa -, recomendados por empreendedores e empresários que estão à frente das maiores empresas do país e do mundo.

1. Gestão de Alta Performance, de Andrew S. Grove (Editora Benvirá)
Essa obra tem como objetivo ensinar tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. O livro é de autoria de Andrew Grove, que por mais de trinta anos atuou na Intel, tanto como CEO quanto como presidente do conselho.

2. Feitas para durar, de Jerry I. Porras (Editora Alta Books)
“É o livro que eu recomendo para todo empreendedor. Ele consegue encontrar padrões que diferenciam empresas do mesmo setor que cresceram 10 vezes e outras que não”, diz Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei. A obra de Jerry I. Porras se dedica a compreender as principais características da sobrevivência e sucesso de grandes empresas do mundo.

3. O Lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz (Editora Martins Fontes)
Considerado um clássico no mundo dos negócios, este livro traz o cofundador do fundo de venture capital Andreesen Horowitz, ou a16z, e empreendedor Ben Horowitz. Na obra, o autor usa histórias empresariais antigas e recentes para mostrar como é possível construir uma cultura corporativa resiliente. Para Horowitz, a cultura é o modo como a empresa toma decisões e é o conjunto de pressupostos no qual os funcionários se baseiam para resolver os problemas do cotidiano.

4. Dar e Receber, de Adam Grant (Editora Sextante)
Adam Grant, pesquisador e professor da Wharton School, reúne suas conclusões baseadas na série de pesquisas feitas sobre os motivos pelos quais algumas pessoas chegam ao topo da escala de sucesso, enquanto outras não.

5. Do sonho à realização em 4 passos, de Steven Blank (Editora Évora)
“Do sonho à realização em 4 passos” é voltado para todos aqueles que desejam inaugurar um novo produto no mercado. O livro traz o passo a passo de uma estratégia amplamente testada por muitos empreendedores, executivos e líderes em vários países para estruturar vendas, marketing e o desenvolvimento de negócios de um novo produto ou empresa.

6. Capitalismo Consciente, de John Mackey e Raj Sisodia (Editora Alta Books)
“A obra aborda a importância da responsabilidade da empresa para com o mundo”, aponta Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho da Astra e da Japi. John Mackey, um dos fundadores do Whole Foods Market, e Raj Sisodia, professor de marketing da Universidade de Bentley, descrevem a importância da dedicação dos líderes e do comprometimento do demais profissionais com essa proposta inovadora, para o bem da realidade corporativa e da sociedade como um todo.

7. O Mais Importante para o Investidor, de Howard Marks (Editora Edipro)
Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae (ALSO3), a maior administradora de shoppings do Brasil, diz que o livro de Howard Marks ensina o empreendedor a ser certeiro e saber “discernir o que é ruído, do que é o cerne do problema”. Para além do mundo dos negócios, a obra se tornou referência para grandes investidores mundiais do mercado financeiro, como Warren Buffet, Joel Greenblatt, Ray Dalio, entre outros.

8. Sonho Grande, de Cristiane Correa (Editora Primeira Pessoa)
O livro mergulha na história empresarial de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Além disso, narra como os três principais acionistas da Ambev (ABEV3) chegaram no topo do ramo empresarial brasileiro e colecionam feitos como a compra das marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima