Confira as indicações de leitura para otimizar os processos responsáveis por atrair, converter, fidelizar clientes e gerar faturamento
A comunicação de um negócio tende a ser um fator decisivo para os resultados a curto e longo prazos, já que seu objetivo é atrair, converter e fidelizar clientes – o que gera faturamento e permite a empresa existir.
Existem muitos negócios que, mesmo tendo uma boa organização interna e um ambiente favorável, acabam não decolando por cometer erros ao se comunicar com o público.
Diante disto, o portal FENINJER fez uma seleção de livros que podem ajudar a melhorar a comunicação , tanto da sua empresa, como do responsável por ela. Veja as indicações a seguir:
1. Comunicação e Persuasão
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O primeiro da lista é um dos livros para melhorar a comunicação pessoal do líder ou responsável pelo negócio. Líderes e empreendedores de sucesso sempre são persuasivos e habilidosos com as palavras. Comunicação e Persuasão é de autoria do músico e empresário Álvaro Fernando, que escreve em um tom lúdico, sobre como a persuasão pode ser importante em todo tipo de situação. Ele conta histórias sobre vários tipos de ambiente e situações onde a capacidade de ser persuasivo foi fundamental para se dar bem com as pessoas e até resolver problemas. O objetivo é transformar a sua forma de falar com as pessoas para se tornar alguém mais atraente e interessante socialmente. Ao conseguir isso, você será capaz de construir amizades e relacionamentos mais saudáveis e prósperos, além de outras vantagens que pessoas persuasivas costumam ter, como facilidade para conseguir aumentos de salários, dentre outras.
2. Não me faça dormir!
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Hoje em dia, todo tipo de negócio precisa ter pelo menos uma parte da sua estratégia de marketing voltada para o ambiente digital. Nos últimos anos, vimos grandes empresas do varejo venderem mais pela internet do que em lojas físicas. Apesar disso, vender através da internet não é uma tarefa tão simples e oferece certos desafios. Dois destes desafios são: fazer a mensagem certa chegar ao público certo, e ainda concorrer com a enxurrada de informações e estímulos que o público recebe todos os dias, dentre outros desafios. O excesso de estímulos com os quais a sua mensagem concorre na internet, cria uma espécie de resistência no cérebro das pessoas. E somente uma mensagem capaz de romper isso é capaz de gerar boas vendas no digital. Pensando nisso, o empresário e publicitário Natanael Oliveira escreveu o livro Não Me Faça Dormir. De acordo com o autor, o livro ensina a única coisa que você realmente precisa dominar para gerar vendas diárias na internet.
3. 5 Lições de storytelling: Persuasão, negociação e vendas
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Storytelling é a arte ou ciência de contar histórias para cativar a atenção, estimular emoções e influenciar as decisões das pessoas. Isso pode ser aplicado em todo tipo de ambiente, seja de forma falada ou escrita. Para te ensinar a fazer isso com eficácia, o consultor James McSill, um dos especialistas em storytelling mais renomados do mundo, escreveu o livro 5 Lições de Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas.
O Storytelling ativa funções do cérebro que influenciam profundamente a forma como as pessoas pensam e agem. Ao usá-lo de forma estratégica e sofisticada, como James McSill ensina em sua obra, você pode multiplicar seus resultados.
4. Inovação não violenta
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Você já parou para pensar no quão “cegos” as pessoas costumam ser, principalmente os gestores? Na verdade, a repetição constante das mesmas tarefas e ações os fazem ignorar a maior parte do cenário em que estão inseridos. Assim, a maioria das empresas têm gestões tão concentradas nas ações rotineiras que a maioria dos fatores externos – que costumam ser decisivos para os resultados dessas ações – são completamente ignorados. Líderes e gestores precisam perceber melhor a realidade ao seu redor, sem a qual agem no que alguns chamam de “voo cego” – que significa fazer algo sem entender direito o que se está fazendo. A especialista em gestão estratégica e marketing Fernanda Dutra procura desenvolver uma rede de sentidos para captar essa realidade que nos cerca e utilizá-la no processo de inovação nos leitores do seu livro Inovação Não Violenta. Inovar não precisa ser um ato muito radical, arriscado e ruidoso, como costuma ser. É possível (e cada vez mais necessário) inovar de forma harmônica e estratégica, como Fernanda Dutra ensina em sua publicação. Existem diversas camadas e fatores da realidade, como os interesses, valores e sentimentos das pessoas envolvidas no processo e simplesmente ignorar tudo isso e ir na contramão não é uma atitude inteligente.
5. As competências das pessoas
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Além de melhorar a comunicação do negócio, é preciso aperfeiçoar também a comunicação pessoal e o seu talento para tanto lidar com pessoas quanto para resolver problemas. O livro As Competências das Pessoas, do professor e consultor desenvolvimento pessoal Cláudio Queiroz é uma referência na melhora da capacidade de persuasão. Existem três grupos de pessoas que têm muito a ganhar com essa leitura: empreendedores que querem crescer suas empresas, líderes ou gestores de pessoas e profissionais que querem se destacar. Em um cenário como o de hoje, onde existe uma escassez de pessoas talentosas ou qualificadas, o livro fala sobre as 16 competências mais importantes e valiosas no mercado de trabalho atual, incluindo os ensinamentos sobre como desenvolver essas competências e, assim, conquistar todas as vantagens que isso pode render.
6. Brand Canvas
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Desenhar o planejamento de uma marca exige muito estudo, pesquisas aprofundadas, análises extensas e imersões desgastantes. Estes caminhos costumam resultar em uma avalanche de dados e informações, mas que não serão úteis para alcançar os resultados esperados se não forem bem trabalhados. Então, como otimizar as ações de forma estratégica? A resposta é apresentada pelo especialista em planejamento estratégico e branding, Felipe Morais, em Brand Canvas. Na obra, o autor revela a proposta que dá nome ao livro, fruto da união entre a metodologia 5Ps de Branding, centrada nos pilares de promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas, com o famoso método Business Canvas Model. A iniciativa, inédita, ajudará estrategistas na condução de uma comunicação mais clara e efetiva com os times de criação e conteúdo tanto dentro da empresa quanto com fornecedores como agências, consultorias ou freelancers. Ao tecer análises institucionais de diferentes setores, Brand Canvas oferece uma visão ampliada e organizada sobre como as marcas se fortalecem e conquistam públicos engajados. É uma fonte de conhecimento e aprendizados aplicáveis para profissionais de comunicação, estrategistas de marcas, estudantes, empresários, empreendedores e interessados em desbravar o universo de construção de imagem e reputação das organizações.
7. Negócios Recodificados
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No livro Negócios Recodificados, o CEO da maior rede de marketing global ensina a combinar lucro com propósito, tecnologias inteligentes com pessoas criativas e inovação radical com impacto sustentável. Para chegar lá, o autor propõe uma direção contrária ao que se costuma ver. Ao invés de olhar o amanhã a partir da ótica presente, ele sugere retroceder do futuro para hoje. De título original Business Recoded, a obra oferece um vasto e completo conteúdo, de quase 500 páginas, para responder a questões provocativas, como: onde estão as melhores oportunidades para crescer mais e mais rápido? O que é preciso para ter mais inovações radicais? Como as melhores equipes podem realizar mais em conjunto? O que é preciso para transformar sua empresa de forma eficaz? Ao todo, o leitor encontrará 49 códigos que definem um novo DNA para as organizações e seus líderes. A partir de indicações imperativas, no sentido de ação – crie, experimente, faça, transforme, entre outras -, a proposta é que cada empresa desenvolva seu próprio código que permitirá concretizar o futuro potencial, o progresso e o sucesso nos negócios.
8. Conteúdo S.A.
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Considerado o papa do Marketing de Conteúdo, o palestrante e escritor Joe Pulizzi é reverenciado por suas contribuições para o franco desenvolvimento de negócios, especialmente os digitais, no mundo todo. Conteúdo S.A., obra mais conhecida do especialista, é adotada por empreendedores de diferentes áreas como guia para o desenvolvimento de estratégias assertivas que engajam, retém e convertem o público.
A nova versão conta com estratégias aprimoradas para plataformas de viralização como TikTok, SnapChat e Instagram, mais explicações sobre como fazer Marketing de Conteúdo na prática e exemplos atuais de empresas que implementaram essas técnicas com sucesso. Pensado para quem tem pouco ou nenhum dinheiro para investir, o livro é a resposta para pequenas e grandes empresas entenderem como estabelecer um público que estará disposto a comprar produtos ou serviços.
Ao longo das páginas, os leitores encontrarão explicações sobre como encontrar oportunidades de conteúdo, escolher a plataforma correta, testar e ajustar o tom das publicações e definir um calendário de postagens. O livro reúne, ainda, lições que ensinam como “roubar” a audiência de influenciadores, construir um modelo de receita, diversificar canais e construir extensões e até mesmo definir um plano de saída para o caso do modelo apresentado já não fizer mais sentido.