FENINJER+

A simbologia das joias usadas no funeral da rainha Elizabeth II

A simbologia das joias usadas no funeral da rainha Elizabeth II

A simbologia das joias usadas no funeral da rainha Elizabeth II

Entenda o significado das peças exibidas pelas mulheres da família real britânica

As mulheres da família real britânica escolheram a dedo as joias usadas no funeral da rainha Elizabeth II, realizado ontem, 19, na Inglaterra. Para além de seguirem cuidadosamente o protocolo, a simbologia das peças é uma forma de homenagear a monarca.

Kate, Meghan, Camilla, Kate, Charlotte e George. Foto: Crédito Tim Merry – WPA Pool Getty Images

Como não poderia deixar de ser, as joias adornadas com pérolas foram as protagonistas, considerando que essas gemas têm aparência incolor. Segundo a historiadora de joias Vivianne Becker, trata-se de uma tradição. “É tudo sobre a supressão da cor, e também pelas pérolas não serem brilhantes ou impetuosas. Ao escolhê-las, você está sendo discreto e respeitoso”.

Somado a isto, tem a tradição da pérola ser associada ao luto, que começou durante o reinado da rainha Vitória. Ela tinha apenas 42 anos quando seu marido, o príncipe Albert, faleceu em 1861, tendo passado o resto de sua vida – quase 40 anos – de luto. Graças a ela, regras rígidas se desenvolveram em torno dos ritos de luto. Como Clare Phillips, curadora de joias do Victoria and Albert Museum, escreveu em seu livro Jewels and Jewellery: “A etiqueta em torno da morte tornou-se mais complexa e rígida no decorrer do século [19]…

Na década de 1860, esperava-se que uma viúva se vestisse de preto por um ano e um dia após a morte de seu marido, usando ornamentos pretos foscos mínimos, geralmente de jato não polido. Gradualmente, ela recebeu joias de luto mais elaboradas, depois diamantes e pérolas e, finalmente, um retorno às pedras coloridas. Algumas viúvas, seguindo o exemplo da rainha Vitória, nunca voltaram a ter peças mais alegres”.

Kate Middleton, agora atual princesa de Gales, exibiu uma gargantilha de pérolas da coleção de joias de Elizabeth II. A joia tem quatro fios de pérolas – que foram presentes do governo japonês à realeza -, e fecho de diamantes. Nas orelhas, ela usou os brincos Bahrain Pearl Drop, confeccionados com pérolas recebidas pela rainha como presente de casamento em 1947. Ambas as peças são conhecidas, tendo sido usadas por Elizabeth II em diversas ocasiões ao longo do seu reinado, inclusive o colar já tinha sido emprestado à falecida Diana e, mais recentemente, à Kate para o funeral do Príncipe Philip, em 2021. No pulso, a princesa vestiu uma pulseira também de pérolas de quatro fileiras, já usada por ela no banquete do estado americano em 2019. Acredita-se também que esta pulseira tenha sido emprestada pela rainha.

Megan Markle, a Duquesa de Sussex, escolheu um par de brincos de pérolas e diamantes, presente que ganhou da monarca (juntamente com um colar) em 2018.

Diferente das outras mulheres, a princesa real Anne vestiu o uniforme militar e usou apenas um par de brincos de ouro. Já sua filha Zara Tindall seguiu a tradição usando também um par de brincos de pérola.

Crédito de The Court Jeweller por Christopher Furlong/Getty Images
Crédito de The Court Jeweller por Hannah McKay – WPA Pool/Getty Images/Getty Images

Com 7 anos, a princesa Charlotte usou sua primeira peça de joalheria significativa em público: um pequeno broche de diamante com design de ferradura. Trata-se de uma peça dada a ela por sua bisavó, a falecida rainha que tanto gostava de cavalos.

Foto: Getty Images/Chris Jackson

Lady Louise Windsor, que compartilhava com seus avós o amor pelas atividades equestres, também homenageou à sua memória usando um colar com um pingente em forma de cabeça de cavalo.

Foto: Crédito de The Court Jeweller por Dominic Lipinski/Piscina/AFP via Getty Images

As princesas Eugenie e Beatrice mantiveram seu estilo minimalista. Enquanto a primeira estava com um pequeno brinco de argola e um colar de ouro, a segunda não exibiu nenhuma joia.

Foto: Crédito de The Court Jeweller por Chris Jackson/Getty

A ‘moda’ dos brochês

Outras mulheres chamaram a atenção pelos broches, uma ‘moda’ da falecida monarca que era conhecida por sua coleção de broches para fins sentimentais ou como um gesto diplomático em viagens ao exterior. É uma dica de alfaiataria que ela passou para as mulheres de sua família.

A rainha consorte Camilla Parker usou um broche de jubileu de diamante Hesse, um presente dado à Rainha Vitória em 1897. A joia de safiras e diamantes tem o design de um coração e a representação do número 60 em algarismos cirílicos, simbolizando o tempo de um reinado de Jubileu de Diamante. Ela harmonizou a peça com par de brincos de diamantes e safira e seu habitual colar de ouro amarelo com pingentes e pulseiras.

Foto Chris Jackson/Getty Images

Sofia, a Condessa de Wessex, também vestiu brincos e broche de diamantes.

Lady Sarah Chatto, filha da falecida princesa Margaret, usou brincos de diamantes, pulseira de pérolas e um dos broches florais de Snowdon. De diamantes, a peça faz parte de um conjunto que também pode ser usado em uma moldura de tiara.

Sarah, a Duquesa de York, usou brincos e broche de diamante.

Crédito de The Court Jeweller por George Pugh/Pool/APP via Getty Images
Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima