FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

As joias da coroação do rei Charles III

As joias da coroação do rei Charles III

As joias da coroação do rei Charles III

Estima-se que o monarca vestirá cerca de 8kg de ouro durante o evento de sua coroação, que acontecerá no próximo sábado, 6, em Londres

No próximo sábado, 6 de maio, o rei Charles III e Camilla, a rainha consorte, serão coroados na Abadia de Westminster, em Londres. E segundo divulgação do Palácio de Buckingham, o primogênito da rainha Elizabeth II carregará cerca de 8kg de ouro entre vestimentas e acessórios adornados pelo metal precioso.

Durante a cerimônia, Charles III prestará juramento antes de ser ungido nas mãos, na cabeça e no peito pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. E na sequência, ele receberá os atributos reais: três coroas, túnicas, um manto, orbe, cetros esporas, pulseiras, dois anéis e cinco espadas. Os itens fazem parte das joias da coroa e simbolizam de várias maneiras o poder, a autoridade e os deveres do monarca e o poder de Deus.

Charles será ungido com óleo sagrado mantido em uma ampola de ouro e depois distribuído com a colher de coroação de prata dourada, registrada pela primeira vez em 1349 e usada na unção do rei Jaime I em 1603 e em todas as coroações desde então.
A enorme coroa de St. Edward, de 362 anos, também será usada, mas será trocada pelo monarca em breve pela Coroa do Estado Imperial por ser mais leve.

Manto Imperial e túnica

Túnica (esquerda) e Manto Real(direita). Imagem Reprodução Palacio Buckingham

Charles usará pesadas túnicas, semelhantes àquelas usadas por sacerdotes, que já foram usadas pelos seus ancestrais em seu momento de coroação. Uma delas é uma espécie de supertúnica, criada para seu bisavô George V, em 1911, e que já foi usada também por Elizabeth II, em 1953. Confeccionada com fios de ouro, ela pesa cerca de 2kg.
Por cima da supertônica, ele vestirá o Manto Imperial (ou Robe Real), criado inicialmente para o rei George IV em 1821. Com mais de 200 anos.

A coroa de Saint Edward (Santo Eduardo)

Foto Reprodução

Datada do século 17, a coroa de Saint Edward, cuja colocação pontuará que Charles é definitivamente um Rei, é uma das peças mais importantes da coleção de Joias da Coroa.

Confeccionada em ouro 22 quilates e cravejada com 444 pedras preciosas, ela pesa cerca de 2,23 kg e foi adaptada para a ocasião.

Compartilhar
Rolar para cima