Um dos mais importantes empresários do mundo revela quais são os melhores títulos que já leu
Quem acompanha Bill Gates sabe que ele é um leitor nato. Para ele, o primeiro passo para gerar um impacto positivo no mundo é ler muito. Não é a toa que todo ano ele publica sua tradicional lista dos livros preferidos no período (veja aqui a lista de 2021 que divulgamos). E, mais recentemente, ele falou sobre quais são seus títulos favoritos de todos os tempos, que foram divulgados pelo Inc. Confira abaixo:
1. Grand Transitions, de Vaclav Smil (ainda sem tradução para o português)
O livro é considerado por Gates “como uma obra-prima de um de seus pensadores favoritos”. Para ele, o autor Vaclav Smil sabe como ninguém fazer análises tão amplas como o título desta obra que examina a evolução de tudo – desde dinossauros até o número de transistores em um chip de computador.
2. How the World Really Works, de Vaclav Smil (ainda sem tradução para o português)
Em ‘How the World Really Works’ (em tradução livre ‘Como o Mundo Realmente Funciona’), o autor e professor tcheco-canadense dá uma visão geral sobre como exatamente tantas coisas do mundo material são feitas, do concreto ao fertilizante, porém, como uma linguagem mais leve do que o primeiro título.
3. Os Anjos Bons da Nossa Natureza: Por Que a Violência Diminuiu, de Steven Pinker
Segundo Gates, quem precisa encontrar um “raio de sol em meio à atual escuridão” precisa ler esse livro escrito por um professor de Harvard. O fundador da Microsoft foi enfático em revelar que esse é um dos títulos mais importantes que já leu.
4. The Coddling of the American Mind, de Greg Lukianoff e Jonathan Haidt (ainda sem tradução para o português)
Com possível tradução para ‘A indulgência da mente americana: como boas intenções e más ideias estão preparando uma geração para o fracasso’, o livro trata da crescente resistência dos universitários em se envolverem com discussões de ideias conflitantes, na visão dos autores, sendo um especialista na liberdade de expressão e outro psicólogo social.
5. Why We’re Polarized, de Ezra Klein (ainda sem tradução para o português)
Em tradução livre ‘Por Que Somos Polarizados’, a obra aborda o fenômeno da polarização, em uma ampla pesquisa sobre o que leva os americanos a se dividirem em campos políticos partidários.
6. Um Cavalheiro em Moscou, de Amor Towles
Sim, há romances na lista de Gates. Segundo o bilionário, esse enredo o levou às lágrimas. “Esse livro é uma história incrível porque consegue ter de tudo um pouco: romance fantástico, política, espionagem, paternidade e poesia”.
7. Coração e Alma, de Maylis de Kerangal
Para Gates, essa obra é “poesia disfarçada de romance”. A história se centra na morte prematura de um jovem e na decisão de sua família de doar o coração dele.
8. Toda Luz que Não Podemos Ver, de Anthony Doerr
Romance vencedor do Prêmio Pulitzer, o livro retrata a relação de um soldado alemão e uma menina francesa cega, cujas vidas se encontram durante a Segunda Guerra Mundial. Não só Gates, mas a crítica especializada teceu grandes elogios à obra.