Válida a partir de 15 de março, a mudança beneficiará o comércio, agilizando, inclusive, o processo de entrega de produto no caso de e-commerce
A partir do dia 15 de março, próxima sexta-feira, as empresas poderão compensar os boletos bancários no mesmo dia do pagamento. No entanto, para o credor receber, o cliente deverá pagar os boletos até às 16h30, a depender do seu contrato com a sua instituição financeira. Para os pagamentos realizados após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), englobará 136 bancos e será mandatória, não mudando nada para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam em até um dia útil. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 (mesmo dia)”, diz Faria.
Apesar do Pix ser o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros atualmente, o boleto ainda é muito comum. Só em 2024, 4,2 bilhões de boletos foram transacionados no total de R$ 5,8 trilhões em pagamentos, segundo a Febraban.