A marca suíça de relógios de luxo reestrutura sua presença no país com equipe dedicada, ações de marketing e foco em fidelizar clientes que antes compravam no exterior

A Breitling está reforçando sua operação no Brasil com o objetivo de converter consumidores que costumavam comprar relógios no exterior em clientes atendidos localmente.
Em entrevista para a Bloomberg Línea Brasil, Antoine Loron, diretor para América Latina e Caribe, afirmou: “É melhor vender para os brasileiros diretamente no Brasil do que no exterior. Assim podemos oferecer uma experiência melhor com a marca e criar uma relação mais forte com os clientes.”
A marca reabriu um escritório próprio e aposta em uma equipe local dedicada a eventos, atendimento em português e maior investimento em marketing.
O Brasil já teve grandes vínculos com a Breitling: nos anos 1980 a marca inaugurou uma subsidiária local, associando-se à Esquadrilha da Fumaça, e em 2013 abriu sua primeira loja física no país, no Shopping Cidade Jardim
Historicamente, muitos consumidores brasileiros de luxo viajam ao exterior para fazer aquisições de relógios, aproveitando variedade e preços internacionais. A estratégia da Breitling é inverter esse fluxo, oferecendo lançamentos exclusivos, encontros especiais e serviços de fidelização no Brasil.
A marca também busca atingir perfis variados: não apenas entusiastas de relógios esportivos, mas também consumidores que valorizam elegância no dia a dia. O modelo Chronomat é citado como destaque nacional por sua versatilidade.
Entre os principais desafios, está a pesada carga tributária brasileira. Segundo Loron, a Breitling mantém política de preços globais, o que significa que impostos altos no Brasil comprimem margens e dificultam investimentos locais. Ele também vê como promissor o acordo Mercosul-EFTA, que pode reduzir tarifas sobre produtos suíços e facilitar a estratégia de expansão no país.
Por fim, a marca planeja expansão para cidades fora dos grandes centros e eventos exclusivos com o intuito de transformar compradores pontuais no exterior em clientes fiéis no Brasil, fortalecendo sua presença local de forma sustentável.
*Com informações da Bloomberg Línea Brasil

