O Octo Finissimo Ultra tem 1,80mm de espessura e vem com um NFT
Na semana passada, a joalheria italiana apresentou o Octo Finissimo Ultra, o relógio mecânico mais fino do mundo. Com 1,8 mm, o acessório tem espessura próxima a de uma folha de papel, significando que o mostrador e o movimento estão praticamente no mesmo plano.
Além de representar o número oito, Octo remete ao oitavo recorde mundial da marca no universo da alta relojoaria e as oito facetas da composição do relógio.
“Este marco fabuloso que hoje estamos estabelecendo com o Octo Finissimo Ultra é de fato – para mim e para todas as equipes – a realização de um sonho. Um sonho que agora garante que a Bvlgari será reconhecida para sempre como tendo escrito alguns dos melhores capítulos da relojoaria suíça. E o fato de a Maison ser italiana nos deixa particularmente orgulhosos”, disse Jean-Christophe Babin, CEO Bulgari.
Em edição limitada de apenas dez unidades, o relógio tem uma caixa octogonal de 40mm em titânio jateado, cujo verso é usado como placa na qual estão integrados os 170 componentes do calibre BVL 180. Resistente à água em até 1ATM (10 metros), ele tem reserva de marcha de 50 horas, frequência de 28.800 VPH (4 Hz) e pulseira de titânio ultrafina com fecho dobrável integrado. Mantendo o DNA da coleção Octo, sua estética tem inspiração nos padrões geométricos octogonais presente nas arcadas da Basílica de Maxêncio em Roma, uma referência direta à herança italiana da marca.
O Octo Finissimo Ultra exigiu três anos de desenvolvimento pelas equipes da Bvlgari, resultando no depósito de oito patentes relacionadas à montagem do cristal, estrutura do barril, módulo oscilador, display diferencial, estrutura modular, pulseira, placa central/fundo da caixa bimetálica e o software com a tecnologia Bvlgari Singvlarity.
Inovação com toque digital
Para apoiar essa série de inovações e vincular a expertise da marca ao digital, a Bvlgari está aproveitando este lançamento para se restabelecer no blockchain, alguns meses depois de finalizar sua experiência Serpenti Metamorphosis com um NFT. Cada relógio da nova linha tem um código QR gravado no corpo, associado a um token não fungível.
“Graças a um QR code gravado na roda de catraca do relógio, os primeiros dez proprietários do Octo Finissimo Ultra receberão uma arte exclusiva NFT que garante a autenticidade e a singularidade do relógio por meio da tecnologia blockchain”, diz nota da marca.
“Os dois certificados de autenticação estarão ligados: um para a obra de arte e outro para o relógio, que englobará o conjunto através da tecnologia Bvlgari Singvlarity. Isto representa a fusão de mundos reais e virtuais, do passado e do futuro”, completa a empresa.