FENINJER+

Cartier chama atenção em Madri com sua nova instalação

Cartier chama atenção em Madri com sua nova instalação

Cartier chama atenção em Madri com sua nova instalação

O designer Jaime Hayon criou um oásis de beleza para apresentar a recente coleção da joalheria ‘Beautés du Monde’

François Goizé / Cartier

A Cartier está apresentando sua nova coleção de joias ‘Beautés du Monde’ em Madri, onde tem laços antigos – a joalheria foi mandatada como fornecedora oficial de joias da família real espanhola em 1904 e sediou sua primeira exposição local no Hotel Ritz Madrid em 1922.

Agora, cem anos depois, a grife volta à cidade espanhola para encenar uma glamurosa instalação na antiga embaixada britânica.
Projetado por WS Bryant e Luis Blanco-Soler para imitar uma praça de touros – o marco brutalista foi construído em 1966 e estava sem uso desde 2009, pronto para ser reimaginado nas mãos do artista espanhol Jaime Hayon, que foi contratado para projetar o interior dos showrooms e salões de atendimento privado.

Interior da instalação Cartier na antiga Embaixada Britânica em Madrid, desenhada por Jaime Hayon. Foto: François Goizé / Cartier

“O espaço tinha que ser bonito, mas legal”, diz Hayon, que por necessidade se preocupava tanto com a logística quanto com a estética: a fiação tinha que ser escondida sob o piso para permitir o mais alto nível de segurança do computador; os corredores tinham que poder ir e voltar durante os compromissos com peças multimilionárias na mão; e, claro, as joias tinham que ser efetivamente iluminadas e expostas. Motivos de arco repetidos em cores variadas guiam os visitantes através da instalação, permitindo uma sensação de descoberta, bem como uma conexão emocional com as peças expostas.

Cortesia Cartier
A antiga embaixada britânica de Madrid foi transformada por Jaime Hayon. Foto: Cortesia Cartier

Coleção ‘Beautés du Monde’

Toda essa infraestrutura foi pensada para ficar a serviço das pedras preciosas da coleção ‘Beautés du Monde’, segundo Jacqueline Karachi, diretora criativa de alta joalheria da Cartier.

Foram necessários dois anos para criar as peças em exposição, desde a idealização e fornecimento de materiais até a execução. “Para esta coleção, queríamos que fosse como um armário de curiosidades em que você encontra inspiração em todos os lugares”, diz Karachi. “Às vezes vem da pedra, às vezes da cor, às vezes é de onde [a pedra] vem. Você pode ter sua própria interpretação e está convidado a embarcar em sua própria jornada”.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima