FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Centro Gemológico da Bahia reabre ao público em nova sede

Centro Gemológico da Bahia reabre ao público em nova sede

Centro Gemológico da Bahia reabre ao público em nova sede

A Bahia possui a segunda maior reserva de gemas do país, é o quarto maior produtor de ouro, o segundo de esmeraldas e o principal produtor de quartzo rutilado. 

 

Fonte: Ascom/ SDE

 

Após um período de reformas, o Centro Gemológico da Bahia (CGB) volta a atender o público, desta vez em nova sede, na Rua Gregório de Mattos, 27, Pelourinho. O espaço é um centro de avaliação, pesquisa, difusão e valorização das gemas e joias da Bahia.

No evento de inauguração foi assinado um acordo de cooperação técnica com as Cooperativas: Mineral da Bahia e dos Garimpeiros de Novo Horizonte para implantação da mina modelo, que ficará no primeiro andar da nova sede.

No novo endereço ocorrerão cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, em parceria com o SENAI, nas áreas Joalheria, Lapidação, Cravação, Gemologia, Artesanato Mineral, Design de Jóias com Rhinoceros, Fundição e Modelamento/Prototipagem 3D e Gestão e Linha de Montagem para Joalheria. Na oportunidade foram entregues certificados aos alunos que fizeram os cursos de Joalheria e Lapidação.

Para acompanhar a evolução da gemologia mundial, o Laboratório de Análises Certificação de Gemas do CGB, único do norte e nordeste a integrar a Rede do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Precisos (Rede IBGM) e a ter suas certificações e pereceres reconhecidos internacionalmente, adquiriu novos e modernos equipamentos. Com o testador de diamante e moissanita, um microscópio gemológico com máquina fotográfica acoplável e um espectrômetro Raman, os profissionais vão realizar com mais precisão e agilidade serviços de análise de minerais, caracterização de metais e ligas de metais preciosos. E também correta identificação das gemas, comprovação de tratamentos aplicados a elas, e detecção de substâncias sintéticas e artificiais.

 

“Além de possuir o laboratório reconhecido internacionalmente, o Centro Gemológico vai continuar seu trabalho de capacitar novos profissionais para atender um mercado em expansão, com demanda em alta de cada vez mais formação e modernização”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Nelson Leal.

 

De acordo com a diretora do CGB, Mônica Correa, o maior espaço da nova sede vai permitir aumentar as atividades do Centro. “Antes oferecíamos dois cursos, agora serão oito, e temos um espaço para exposições e teremos também condições de recebermos alunos de escolas para visitação”, detalhou a diretora.

Histórico

“O Centro Gemológico está de casa nova e eu tive o prazer de assinar o termo de autorização de uso da nova sede, que fica no Pelourinho. O órgão ganha mais espaço, visibilidade e novos cursos. O centro é um importante instrumento para o estado, que é reconhecido como um dos maiores produtores brasileiros de gemas e metais preciosos, pois é daqui que saem muitos profissionais formados em joalheria”, declara o secretário do Planejamento do Estado, João Leão.

O CGB foi inaugurado em dezembro de 1995, através de convênio firmado entre a então Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e a Associação Baiana dos Produtores e Comerciantes de Gemas, Jóias, Metais Preciosos e Afins (PROGEMAS).  A partir de setembro de 2004 sua estrutura, coordenação e manutenção passaram  totalmente para a SICM, por meio da Diretoria de Mineração. Em 2015, a SICM foi extinta, e a sua estrutura, coordenação e manutenção passaram para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenação de Mineração.

 

“Estou admirado com o espaço espetacular e que vai poder servir muito mais do que servimos ano passado. Nós temos um comércio de jóias internacional muito grande, joia é um negócio que corre mundo então com certeza isso aqui vai dar uma projeção e vai facilitar a exportação das nossas pedras”, disse o fundador do Centro, Ruy Fonseca. 

 

Na Bahia, a garantia de autenticidade de pedras preciosas é certificada pelo Centro Gemológico da Bahia. Contando com um laboratório gemológico e equipamentos de precisão, o CGB emite laudos, pareceres e certificados de autenticidade das gemas. 

O Laboratório Gemológico do CGB é o único do Norte-Nordeste que faz parte da Rede IBGM de Laboratórios Gemológicos. Os documentos emitidos pelo Centro Gemológico são reconhecidos internacionalmente, pois a instituição é integrante da Rede IBGM que é credenciada pela CIBJO – Confédération International de la Bijouterie, Joaillerie, Orfèvrierie des Diamantes, Perles et Pierres – , entidade internacional reguladora do segmento joalheiro no mundo. 

O Centro também promove cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, além de manter programas permanentes para o desenvolvimento do setor de gemas e joias e ações de interação com as escolas e a comunidade, visando popularizar, divulgar e despertar aptidões na arte joalheira e afins.    

 

Serviço:

Centro Gemológico Da Bahia
Rua Gregório De Mattos, 27, Pelourinho
Visitação: Segunda a Sexta, Das 9h às 17h. Entrada Gratuita Telefone: 3326-1747

 

Fonte: Ascom/ SDE

Compartilhar
Rolar para cima