Por Gabriel Moura
Um colar de diamantes Harry Winston, de 1964, deve ser vendido entre US $ 1,2 a 1,5 milhões em leilão. A peça é composta por 45 diamantes brancos, num total de 66 quilates, e foi uma das peças mais clássicas da extensa coleção da atriz e socialite de origem húngara, Zsa Zsa Gabor. O colar de diamante será vendido como parte de um lote da venda de jóias finas em Bonhams New York em 4 de dezembro.
Amante confessa de joalheria, a bela atriz sempre era vista com colares de pérolas, esmeraldas, rubi e, claro, os diamantes. Em várias vezes, expressou sua fascinação por jóias: “Os diamantes são os melhores amigos de uma mulher e os cães, os melhores amigos de um homem”, embora já mais velha e desiludida, em 1987, ela teria dito: “eu aprendi que não diamantes, mas advogados de divórcios são o melhor amigo de uma mulher”.
Zsa Zsa Gabor morreu em dezembro de 2016, aos 99 anos. Apareceu em 30 filmes, incluindo Moulin Rouge, em 1952, no qual ela interpretou a cantora de cabaré Jane Avril. A venda do colar é, portanto, uma oportunidade rara de possuir uma parte da história de Hollywood e deverá atrair colecionadores de todo o mundo.
Susan Abeles, chefe de joias para a Bonhams US, define a escolha da peça. “Zsa Zsa Gabor foi a definição do glamour da velha Hollywood, uma representante rara das atrizes fabulosas, e esse colar destaca a personalidade da estrela: não é simplesmente lindo, é maravilhoso”, disse. Segundo ela, o colar clássico de diamantes, além de qualidade impecável e de ser deslumbrante, ainda possui uma assinatura de peso. “Como resultado, estamos antecipando que haverá muito interesse nele, dada a origem de seu proprietário original”.