A escultura Floater e a mesa Le Jardin fazem parte dos ambientes real e virtual do Reverso do Metaverso
Por Nádia Sayuri Kaku
O trabalho de Pedro Yossef sempre foi ligado à joalheria, com a confecção de peças exclusivas e detalhes minuciosos em ouro, prata ou platina. No entanto, suas criações ganharam uma escala muito maior na CASACOR SP 2023: a escultura “Floater” – flutuar em francês – em formato de pássaro orna o quarto do projeto O Reverso do Metaverso, de Brunete Fraccaroli, assim como a mesa Le Jardin ambienta o espaço virtual da arquiteta.
“É um dos meus primeiros projetos na área e fazer peças de decoração com técnicas manuais de joalheira é um desafio. Tanto que precisei adaptar as ferramentas do mercado para o trabalho, já que as que eu uso normalmente são muito pequenas”, explica.
O convite para participar da CASACOR SP veio da própria Brunete. “Após ela ver um dos meus trabalhos, fizemos uma reunião quando a conheci pessoalmente e conversamos sobre o projeto. Ela me passou as referências para as peças e trabalhei a partir desse briefing“, conta.
Flutuar
Os dois pássaros foram desenvolvidos em aço inox prateado e feitos inteiramente à mão. “O desafio foi criar leveza para um metal pesado. Por meio da linha do design, da espessura, do visual flexível do desenho, eu consegui trazer características como se ele tivesse flutuando no ar”, explica.
O processo foi rápido: cerca de dois meses da concepção até a versão final. E precisou de todas as etapas que a produção de uma joia passaria, desde o desenho de esboço, passando pelo design feito com papéis para entender a volumetria e a confecção de uma miniatura para visualizar a modelagem. A peça final, cortada a laser, ficou com quase 1,20 m de envergadura, de ponta a ponta.
“Criar uma joia ou uma peça de decoração é parecido. Na execução, no entanto, é diferente por conta da escala. E também porque precisamos pensar na instalação: um anel ou um brinco, já sabemos que será usado no dedo ou na orelha. Mas num ambiente, precisamos lembrar que o objeto pode ser aplicado de diferentes formas no espaço”, conta. No caso do Floater, as esculturas foram presas com fios de náilon.
Le Jardin
Outra peça assinada por Pedro é a mesa Le Jardin – mas essa só existe no Metaverso! “Sempre que eu crio meus projetos, um dos processos é transformar rabiscos em maquetes depois gerar a peça física real. Nesse caso, foi diferente porque o 3D é a peça final”, diz.
A mesa de 1 m de diâmetro possui hastes e flores sobre uma base minimalista. Revestida com uma pintura especial perolizada branca, faz parte do ambiente virtual criado por Brunete para o avatar AJ do apresentador Amaury Jr. Cada visitante poderá apreciar o ambiente virtual por meio de gatilhos criados para o celular.
“Precisei pensar a parte técnica e o refinamento de forma digital. Foi muito diferente, eu nunca havia criado nada para o Metaverso. Eu acho que o efeito ficou muito próximo do real”, avalia. O joalheiro tem planos para confeccionar o móvel no mundo real também.
Para o futuro, o trabalho com a joias continua, mas Yossef pretende ampliar o universo criativo para outros mercados.
“Meu objetivo é trazer esse conceito de joia, de refinamento e de algo muito exclusivo para outras partes do design, decoração, móveis, luminárias… Eu enxergo um caminho muito abrangente de possibilidades. Quero continuar criando peças que podem ser vistas como joias, mas em diferentes escalas e possibilidades”, finaliza.
*Nádia Sayuri Kaku para CasaCor