Pedra foi vendida por mais de US $ 40,18 milhões.
Por Caroline Sanches
A lendária mina Cullinan, berço de diamantes históricos e espetaculares, volta a presentear o mundo da joalheria com mais uma gema incrível. Dessa vez se trata de um fabuloso diamante azul de 39,34 quilates Tipo IIB, recuperado em abril de 2021, e que foi vendido por US $ 40,18 milhões.
A gema agora pertence a uma parceria entre o De Beers Group e a Diacore e entrou para a seleta lista dos diamantes mais preciosos do mundo. Para se ter ideia, o valor do quilate da pedra atingiu US $ 1.021.357.
De acordo com a Petra Diamonds, empresa que operou a venda do diamante no mercado, esse valor representa um novo marco para o mercado de gemas. Foi o preço mais alto já conquistado por uma única pedra.
A mina Cullinan é conhecida como a fonte mais importante do mundo de diamantes azuis. Também foi dali que foram extraídas muitas outras pedras históricas, incluindo o diamante Cullinan de 3.106 quilates, que foi lapidado para formar a Grande Estrela da África de 530 quilates e a Segunda Estrela da África de 317 quilates – os dois maiores diamantes das joias da coroa britânica.