A expectativa de venda dessa gema excepcional foi superada em função da disputa
Por Gabriel Moura
Um raro diamante oval foi vendido por quase US $ 14 milhões durante a edição da Sotheby’s em Hong Kong. A expectativa de venda da joia era alta, mas acabou sendo superada. O diamante oval de corte brilhante, pesando 88,22 quilates, classificado como cor D, tipo IIa é um dos apenas três diamantes ovais com mais de 50 quilates que já foram oferecidos na história do leilão, segundo divulgou a Sotheby’s.
O martelo foi batido quando a oferta atingiu os US $ 13,8 milhões, ou US $ 156.150 por quilate, durante as vendas da Magnificent Jewels e da Jadeite. Ele carregou uma estimativa pré-venda de US $ 11,2 milhões para US $ 12,7 milhões.
A gema foi comprada por um colecionador particular japonês, que viu a pedra pela primeira vez enquanto estava em exibição no Japão e se apaixonou. Ele nomeou-o de Manami Star, nome de sua filha mais velha.
Formado a partir de uma pedra bruta de 242 quilates da mina Jwaneng de De Beers em Botsuana, o diamante polido de 88 quilates é considerado uma raridade que dá sorte, já que o número oito significa boa sorte em culturas chinesas e outras culturas asiáticas. “O diamante agora ocupa seu lugar na lista dos melhores diamantes brancos que chegaram ao mercado da Sotheby’s Asia”, disse Patti Wong, presidente da Sotheby’s Asia. “Três clientes da região competiram pela pedra – prova da forte demanda por diamantes desta qualidade nesta parte do mundo”.