A gema foi avaliada pelo Gemological Institute of America como o maior diamante rosa-púrpura que já apareceu em leilão
Por Caroline Sanches
O rosa está na moda, nas joias e nos leilões mais luxuosos do mundo. Dessa vez a Sotheby’s chamou a atenção por colocar um raro diamante rosa de 14,83 quilates à venda. A gema é destaque no próximo leilão de Joias Magníficas, agendado para 11 de novembro em Genebra.
Chamado de “Spirit of the Rose”, a pedra deverá receber ofertas entre US $ 23 milhões e US $ 38 milhões. Segundo a Sotheby’s, trata-se de um diamante excepcional, oval, de classificação D, uma oportunidade única para colecionadores.
A Sotheby’s afirma que a pedra, que foi avaliada pelo Gemological Institute of America, é o maior diamante rosa-púrpura vivo que já apareceu em leilão.
Benoit Repellin, que está liderando o leilão de Joias Magníficas para a Sotheby’s, afirma que a gema está entre os 10 diamantes mais valiosos já vendidos em leilão.
“Essas vendas excepcionais, todas realizadas na última década, são um testemunho da crescente valorização e consciência da grande escassez desses tesouros naturais em todo o mundo. Com o fornecimento dessas lindas pedras se tornando cada vez mais limitado, é provável que continuem a se tornar ainda mais valorizadas”, afirmou.
A mina que produz a maior parte dos diamantes rosa do mundo, a mina Argyle da Rio Tinto, na Austrália Ocidental, está programada para fechar no final do ano.