FENINJER+

Diamantes estão despertando cobiça até nas formigas

Diamantes estão despertando cobiça até nas formigas

Diamantes estão despertando cobiça até nas formigas

Inseto é pego em flagrante tentanto ‘furtar’’ a pedra preciosa e situação chama atenção para os cuidados que se deve ter no ambiente de trabalho

Por Erica Mendes

Na última semana, um vídeo viralizou na internet por registrar uma imagem completamente inusitada: uma formiga tentando ‘furtar’ um diamante da na mesa de um atacadista de pedras preciosas em Gujarat, na Índia. Há milhares de anos, o diamante vem despertando fascínio e cobiça nos homens, mas nos animais é a primeira vez que se tem registro.

O menor ladrão de joias capturado até hoje na história é bem mais leve que a gema, mas considerando que as formigas são insetos capazes de levantar  de 50 a 100 vezes o peso do seu corpo (a depender da espécie), sua força não pode ser subestimada. Todo mundo sabe que esses minúsculos soldados da natureza são extremamente trabalhadores e não têm medo de enfrentar desafios colossais.

http://www.youtube.com/watch?v=Jh-SnoEH0vg

 

Brincadeiras a parte, o divertido vídeo chama a atenção para os cuidados necessários no ambiente de trabalho onde são manuseadas matérias-primas preciosas. O engenheiro Yuri Nunes lembra que a atividade da limpeza não é exclusiva do ‘pessoal da limpeza’, mas sim de responsabilidade  de todos da empresa. “Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado evita a proliferação de insetos e outros animais, além de otimizar a produtividade. Em se tratando ainda de um ambiente como a joalheria, onde são manipulados pequenos insumos de alto valor, essa máxima deve prevalecer 365 dias no ano. Além da dedetização regular, uma boa ferramenta que pode ser aplicada em todos os departamentos é o programa 5s que tem entre suas etapas o ‘Seiso’, ou seja, senso de limpeza em que todos colaboradores são responsáveis pela melhoria e manutenção do ambiente de trabalho. O Seiso engloba tanto a aparência pessoal quanto os processos e tem como preceito mais importante o ato de não sujar. Comer na mesa de trabalho, por exemplo, nem pensar. Possivelmente, essa foi uma das causas da formiga na mesa: restos de alimentos doces onde os diamantes eram manuseados”.

Se a estimativa dos cientistas estiver certa são 10 quatrilhões de formigas circulando pelo mundo contra 7,5 bilhões de pessoas, ou seja, há mais chances de você ter seu patrimônio furtado por esses insetos do que pelos ladrões humanos. Portanto, faça uma revisão dos procedimentos internos de sua empresa e treine sua equipe. Toda atenção é pouca.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima