Certificação compensa a emissão de gás poluente durante entregas das compras com ações ambientais.
Por Max Tavares
O setor de logística de e-commerce está usando uma nova estratégia para se aproximar dos clientes: o selo de carbono neutro, que compensa a emissão de gás poluente com uma ação ambiental.
Pouca gente se dá conta, mas fazer uma compra pela internet sem sair de casa também gera poluição. A maioria dos veículos usados na entrega emite gases do efeito estufa.
A empresária Stephanie Stein, dona de um e-commerce de joias, investiu no marketing verde. Uma das certificações que ela exibe no site é o selo de carbono neutro.
“Adquiri o selo de reciclagem e encontrei o selo de neutralização para compensar frete da produção de minhas peça”, conta Stephanie.
O selo foi lançado pela startup do Daniel Drapac, que comercializa softwares de gestão para e-commerces.
“O selo significa que naquela compra, o que foi gerado de emissão de CO2 eu tive a contra partida de comprar a quantidade de crédito para compensar isso”, explica Daniel.
Diferencial verde
O selo é bom para o meio ambiente, bom para as vendas e virou um diferencial na hora de conquistar clientes para um e-commerce. Com a certificação, a empresa mostra que investe em entrega consciente e num futuro mais verde.
Todo CO2 emitido pela empresa ou pela sua logística é quantificado e compensado, na mesma proporção, em uma ação ambiental, como preservação florestal ou reflorestamento.
A emissão de uma tonelada de CO2, por exemplo, equivale ao plantio e crescimento de seis árvores por 15 a 20 anos.
Durante a pandemia, a procura pela certificação de carbono neutro subiu 40%. O faturamento da startup este ano pode chegar a R$ 3 milhões.
“É impressionante como é um produto que tem apelo, independente do tamanho do negócio. Temos clientes como pequenos artesãos, que pensam nessa cadeia limpa, e grandes empresas nacionais com volume de entrega. É bom para o pequeno e para empresa grande”, afirma Daniel.
O selo foi criado em parceria com uma consultoria de sustentabilidade. Ela recebe os créditos e repassa para algum projeto ambiental certificado pelo Protocolo de Kyoto.
O crédito de carbono é cobrado no frete, gira em torno de R$1,60 e pode ser pago pelo cliente ou pela empresa, como o e-commerce de joias da Stephanie faz.
Com o transporte consciente, a empresa quer diminuir a emissão de carbono em até 20%.
“Empresas que se preocupam com isso a médio e longo prazo vão ter mais valor agregado. É cuidar da nossa pedra mais preciosa que é o planeta. Não tem planeta reserva, temos que cuidar agora”, diz Stephanie.
Fonte: G1