Fundada em 2019, Lu Cachem desenvolve peças autorais em ouro 18 quilates inspiradas em modalidades esportivas. Joalheria dobrou o faturamento de 2024 para 2025
Por Rafaela Souza*

A criação da própria empresa marcou uma nova fase na vida da advogada Luciana Cachem, 54 anos. Fundada em 2019, a Lu Cachem Joias nasceu da união entre duas paixões que sempre acompanharam sua trajetória: o design de acessórios e o esporte. A joalheria desenvolve peças autorais em ouro 18 quilates inspiradas em modalidades como triathlon, ciclismo, corrida, tênis, balé, ioga, entre outras.
Com e-commerce próprio desde a fundação, a marca dobrou o faturamento de 2024 para 2025. Antes desse período, a Lu Cachem Joias registrava um crescimento anual de 38%. Hoje, a empresa possui um ateliê na Vila Olímpia, bairro localizado na Zona Sul de São Paulo.
Luciana Cachem conta que a trajetória empreendedora não surgiu de forma linear. Isso porque ela seguiu na advocacia por muitos anos, mas sempre se interessou pelo universo criativo das joias. Ainda na faculdade, ela iniciou um curso de ourivesaria para manter como um hobby.
“Sempre fui apaixonada por joias, me encantei pelo curso, mas acabei deixando de lado porque já estava em uma boa faculdade e em uma empresa que iria me efetivar. Por isso, mergulhei no direito e advoguei por muitos anos”, lembra.
O cenário profissional mudou com o nascimento do seu segundo filho. Ela teve um parto difícil e o bebê nasceu prematuro, demandando ainda mais atenção aos cuidados. “Meu filho nasceu prematuro extremo e teve uma perda auditiva considerável. Precisei deixar a carreira de advogada para cuidar dele. O início foi muito duro porque me mudei para São Paulo com meu marido e nossa família era do Rio de Janeiro”, relata.
Em meio aos desafios da maternidade, Cachem encontrou no esporte uma forma de seguir ativa e ainda identificou uma oportunidade de negócio. “Nesse período, intensifiquei a minha vida esportiva. Comecei na corrida, depois migrei para o triathlon e logo fui para as provas de longa distância, como o Ironman”, relata.
Ela começou a buscar joias que remetessem ao estilo de vida, mas não encontrava. “Meu marido tinha uma empresa de bike. Vi o símbolo da marca e pensei: ‘Nossa, eu faria uma joia assim’. Sempre fiz minhas joias, encomendava porque sou alérgica à bijuteria. Aí fiz essa primeira peça e resolvi seguir em frente com isso”, conta.

Do símbolo da bike surgiu a ideia de lançar a sua primeira coleção de joias inspiradas no universo esportivo. Para a criação das peças, ela contou com o apoio de um amigo que tinha uma fábrica de joias. “Na época, meus desenhos não eram tão bons, mas levei alguns e até peças de uma bicicleta para desenvolver os modelos”, detalha.
Nesse começo, Cachem lembra que produziu cerca de 10 modelos, que levou para vender em um dos eventos do Ironman Brasil realizado no final de 2019 em São Paulo. “Como fazia as provas, já conhecia o pessoal e liguei para um dos organizadores para falar da minha marca. Pedi um lugar para vender as peças no evento e eles disponibilizaram uma bancadinha. Não tinha nem mostruário, mas peguei um aquário e consegui vender três peças”, diz ela, ressaltando que sua joalheria tornou-se licenciada da marca.

Com a participação no evento, a empresária decidiu produzir mais joias e criou o próprio e-commerce. Aliada às vendas online, Cachem começou a investir no posicionamento nas redes sociais, mostrando as peças e a sua rotina de treinos para se aproximar e atrair clientes. Ela investiu cerca de R$ 50 mil ao longo de 2020.
Além do foco em esporte, a empresária lançou uma linha de peças tradicionais para ampliar o portfólio e oferecer mais opções de combinação para o público. “Fui criando mais coleções porque foi surgindo a demanda conforme as pessoas foram conhecendo o meu trabalho”, afirma.
Atualmente, a marca tem o catálogo de peças fixas e dois lançamentos por ano. As joias são vendidas no site e em uma loja esportiva em Alphaville, em Barueri (SP). “Sempre penso em novidades, teremos um lançamento em formato de collab previsto para o fim deste mês de fevereiro.”
Com o olhar para a expansão do negócio, Cachem destaca que planeja seguir com o fortalecimento da marca por meio de parcerias e da participação em eventos. A empresária acabou de lançar um desafio nas redes sociais para incentivar os seguidores a praticar exercícios, por exemplo.
* Por Rafaela Souza para Pequenas Empresas & Grandes Negócios


