A modelo e designer italiana criou linhas que fazem sucesso até hoje, como a Bone e Open Heart
Por Caroline Sanches
O mundo da joalheria perdeu uma de suas designers mais famosas e criativas. , criadora de peças lendárias da Tiffany & Co., como as coleções Bone e Open Heart, faleceu em 18 de março, aos 80 anos.
Em outubro do ano passado, a Tiffany & Co. contratou Peretti para projetar nove peças únicas, baseadas em designs de arquivos de sua biblioteca pessoal. A linha celebrava 50 anos do lançamento da famosa pulseira Bone, que remete ao osso do punho, e também marca os 45 anos da parceria da designer com a joalheria.
O colar de babador em malha de ouro, cravejado com 66 diamantes e um pingente de pérola amarrado em um cordão de seda, agora são os últimos designs que Peretti criou para a Tiffany. Cada peça foi desenvolvida em colaboração com artesãos em sua aldeia catalã. No total, foram mais 30 coleções criadas nessa rica parceria.
Apesar de seu nome estar associado à Tiffany, em seu apogeu nos anos 70, ela também desenhou joias para designers como Giorgio di Sant ‘Angelo e Halston (para quem ela modelou antes de se tornar designer de joias), que foi usado por famosas como Liza Minnelli.
Hoje algumas de joias peças estão consagradas em instituições como o Museu de Belas Artes de Boston, Massachusetts e o Museu de Belas Artes de Houston, Texas. Seu famoso colar de escorpião pode ser visto no Museu Britânico de Arte.