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Entenda como funciona a monetização do Instagram

Entenda como funciona a monetização do Instagram

Entenda como funciona a monetização do Instagram

Muitas empresas já ganham dinheiro com as ferramentas atuais por meio de posts, reels, stories, lives e IGTV

Por Mariana Missiaggia 

Crédito: Diário do Comércio

Contas comerciais e criadores de conteúdo lidam desde 2020 com novos recursos do Instagram. Diferente do YouTube, que trabalha com monetização por visualizações, na rede social ainda não há formas de obter dinheiro desta forma.

Anunciado em 2020, o recurso Instagram Badges (selos, na tradução para o português), até então disponível para uma base selecionada de perfis para testes, passou esse ano a ter abrangência mais ampla na plataforma, mas ainda gera algumas dúvidas. A seguir, vamos esclarecer algumas delas:

É possível monetizar um reels já postado?

Quando um perfil passa a ter a possibilidade de ser monetizado, muita gente se pergunta se aquele conteúdo já produzido, que muitas vezes tem milhares de visualizações, pode passar a ser monetizado, mas não. Valerá somente aquilo que for produzido dali em diante. 

É possível monetizar com menos de dez mil seguidores?

É preciso ter uma conta comercial ou, no mínimo, dez mil seguidores para ter acesso às ferramentas de monetização. Além disso, essa ainda é uma função que depende de liberação do Instagram conta a conta. Não dá para prever quando isso vai acontecer. Teoricamente, sempre que um perfil cumpre os requisitos, ele entra numa espécie de fila para receber essa função de monetização.

Posso fazer mais lives para liberar a função de selos e monetização?

Fazer lives regulares, todos os dias, não adiantará a liberação dessas funções.  

Como meu perfil pode receber um selo azul?

Trata-se na verdade de um selo de verificação, ou seja, uma marca exibida ao lado do nome de uma conta do Instagram. Isso significa que o Instagram confirmou que aquele perfil é a presença autêntica de uma figura pública, da celebridade ou da marca que ela representa. Portanto, é uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar as contas reais de figuras públicas e marcas de forma segura.

O Instagram considera diversos fatores para determinar se cada perfil cumpre os critérios de verificação, como, por exemplo: 

  • Autenticidade: representa uma pessoa real ou uma entidade/empresa registrada.
  • Única: representa a presença única da pessoa ou empresa em questão. Apenas uma conta por pessoa ou por empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas de idiomas.
  • Completa: a conta deve ser pública e ter uma biografia, uma foto do perfil e estar ativa quando for inscrita.
  • Notável: deve representar pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. Não se considera conteúdo de mídia pago ou patrocinado como fontes para análise.

Usuários que pagam ou tentam driblar as diretrizes podem ter suas contas automaticamente canceladas pela plataforma. Além disso, o fornecimento de informações falsas ou enganosas durante o processo de verificação também pode levar à remoção do selo de verificação.

Há duração específica do reels para monetização?

Não existe nenhuma especificação do Instagram nesse sentido. 

Quais perfis podem ser monetizados por meio de lives?

Em geral, perfis profissionais – comerciais e de criadores de conteúdo (perfis oficiais e verificados). Importante estar atento e manter uma conta ativa e pública com 10 mil seguidores, no mínimo, ter registrado mil interações (comentários ou curtidas) nos últimos 60 dias ou ainda, cem horas de visualizações de conteúdos próprios. 

O que são os selos do Instagram?

Conhecido como selos no Instagram, esse recurso fica disponível durante os vídeos ao vivo para que os seguidores demonstrem apoio aos perfis que desejarem. Funciona da seguinte forma: os espectadores podem comprar selos durante uma transmissão ao vivo, ou Instagram Live para que cada criador de conteúdo possa monetizar os vídeos ao vivo. Depois de comprados, os selos aparecem ao lado do nome da pessoa durante a transmissão. Os fãs que adquiriram o selo recebem destaque nos comentários ao vivo, e também podem ter outros recursos adicionais desbloqueados, como serem incluídos em uma lista especial daquele criador de conteúdo.

Quanto posso ganhar por selo vendido?

Os selos no Instagram estão disponíveis em um total de três níveis diferentes, que são baseados no número de corações que os usuários estão dispostos a comprar. As opções disponíveis durante a transmissão ao vivo são as seguintes:

  • Um coração: R$ 4,90
  • Dois corações: R$ 10,90
  • Três corações: 27,90

Posso trocar a forma de pagamento escolhida a qualquer momento?

Para quem, inicialmente, cadastrou um banco e quer fazer alguma troca, como, por exemplo, optar pelo Paypal, basta ira até as configurações do painel de monetização e alterar a forma de pagamento. Mas é preciso ter cuidado com a data em que essa modificação será feita. Se feita até dez dias antes do pagamento, o Instagram irá cancelar a ordem de pagamento e deixá-la para o mês seguinte. Os pagamentos começam no primeiro dia útil de cada mês. 

**Mariana Missiaggia é repórter do Diário do Comércio

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