Muitas empresas estão agregando as práticas ESG em suas estratégias de negócio, com iniciativas direcionadas pelos princípios de responsabilidade, governança e compromisso ambiental
Por Rachel Maia*
Ações direcionadas ao pilar ambiental são de extrema importância e relevância para as mudanças que vem acontecendo no mundo dos negócios. A agenda 2030 vem contribuir e trazer reflexão ao quanto precisamos repensar nossos impactos.
Desta forma, como vemos a mudança de marcas e de sua cadeia de fornecedores mudar a forma que impactam nosso Bioma? Sendo valorizadas e mais requisitadas para o consumo consciente. Seu reflexo tem tido impacto no engajamento e na forma de apresentar muitas marcas no mercado.
Toda empresa tem seu propósito, mas hoje muitas estão agregando de melhores formas as práticas ESG em suas estratégias de negócio. Assim, suas iniciativas estão sendo direcionadas pelos princípios de responsabilidade, governança e compromisso ambiental.
Temos Empresas Amigas da Natureza ou Empresas Sustentáveis, estas que tem agregado aos seus pilares a responsabilidade ambiental, buscando reduzir suas emissões de CO² (carbono). Precisamos pensar e mudar nossas percepções de como daqui para a frente queremos consumir: de maneira mais conscientes e mais atentos aos impactos que podemos causar ao nosso meio ambiente.
Esse conjunto de ações adquirido por empresas e civis tem como objetivo serem aliados sempre ao respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.
E você se preocupa com o meio ambiente na hora de consumir um produto/serviço?
*Com mais de 28 anos de atuação no mercado do luxo, Rachel Maia foi CFO da Tiffany, presidente da Pandora e CEO da Lacoste, todas em suas operações no Brasil. Atualmente, é proprietária da RM Consulting, presidente do Conselho Consultivo do UNICEF Brasil, conselheira de empresas de diferentes segmentos e colunista para as revistas Forbes, Raça e Claudia, além de gerar conteúdo para XP Investimento. É autora do livro ‘Meu caminho até a cadeira número 1’.