FENINJER+

Expedição arqueológica descobre brinco estilo egípcio do século 10

Expedição arqueológica descobre brinco estilo egípcio do século 10

Expedição arqueológica descobre brinco estilo egípcio do século 10

As novas descobertas ocorreram em uma área localizada no Monte Sião, em Jerusalém

Débora Rodrigues

Pesquisadores americanos concluíram uma investigação arqueológica que encontrou um brinco de ouro em estilo egípcio. De acordo com o estudo, esse item deve ter pertencido a algum membro da elite do Califado Fatímida — que dominou o norte da África durante o período de expansão do Islamismo, no século 10.

O trabalho ainda trouxe à tona novos detalhes sobre a Primeira Cruzada — entre os anos de 1096 e 1099, quando os exércitos europeus e cristãos realizaram uma série de batalhas para conquistar a cidade de Jerusalém, que estava sob o domínio do Califado Fatímida (dinastia muçulmana xiita de origem árabe).

As novas descobertas ocorreram em uma área localizada no Monte Sião, em Jerusalém. Ali, a equipe de arqueólogos encontrou na trincheira de 17 metros de comprimento por 4 metros de largura, que foi escavada pelas tropas muçulmanas para tentar repelir as investidas dos guerreiros europeus. Há evidências de que os cavaleiros cruzados realizaram um cerco sobre a cidade para tentar enfraquecer o exército inimigo.

Além disso, os pesquisadores encontraram diferentes itens do período, como pontas de flechas, pingentes de bronze que representavam cruzes e fragmentos de porcelanato chinês e o brinco. De acordo com um comunicado divulgado pelo grupo, o objeto provavelmente foi saqueado por um cavaleiro cruzado após a conquista de Jerusalém.

Ao entrar na cidade, em 1099, os soldados cristãos promoveram pilhagem e destruição de templos sagrados. Décadas depois, a cidade retomou novamente às posses muçulmanas, com a campanha liderada pelo comandante militar Saladino.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima