FENINJER+

Gisele Bündchen é nomeada assessora de projetos ambientais e comunitários da IWC Schaffhausen

Gisele Bündchen é nomeada assessora de projetos ambientais e comunitários da IWC Schaffhausen

Gisele Bündchen é nomeada assessora de projetos ambientais e comunitários da IWC Schaffhausen

Brasileira integrará o comitê da marca suíça de relógios por seu engajamento e sua autenticidade nas ações em prol da sustentabilidade

Gisele Bündchen é a nova conselheira de projetos ambientais e comunitários da IWC Schaffhausen

A marca de relógios IWC Schaffhausen anunciou a nomeação da supermodelo e ambientalista Gisele Bündchen como sua assessora de projetos ambientais e comunitários.

No último relatório da empresa suíça, divulgado em julho, objetivos como dobrar a proporção de mulheres em cargos de gestão, eliminar gradualmente a compra de produtos de madeira não certificados pelo FSC e dobrar as horas anuais de voluntariado corporativo devem ser alcançados até o final do ano.

O compromisso ético, sustentável e social da IWC Schaffhausen já foi elogiado por um relatório independente da organização não governamental WWF em 2018.
Franziska Gsell, CMO e presidente do Comitê de Sustentabilidade da marca, já tem como crédito a implementação de uma estratégia de energia 100% renovável, o desenvolvimento de um blueprint para eventos sustentáveis ​​e a certificação Great Place to Work®. Em entrevista para o Luxury Tribune, ela falou sobre a parceria com a brasileira e os futuros desafios da marca a respeito da sustentabilidade. Confira alguns highlights.

Como surgiu a ideia de nomear Gisele Bündchen como conselheira especial em sustentabilidade? Você acha que o glamour precisa ser incluído nas comunicações para ser ouvido?

Vou responder de uma forma muito pessoal. Eu estava de férias com a família na Costa Rica há quatro anos. E por acaso estávamos no mesmo restaurante. Ela nos ouviu falando alemão e a conversa começou assim. Claro, eu sabia quem ela era. Me apresentei e o relacionamento começou. Ela é realmente uma ótima pessoa e muito inspiradora porque é autêntica em suas ações em prol da sustentabilidade. Sempre pensei que ela seria uma representante perfeita da IWC. Demorou algum tempo até ela se juntar, mas agora é realidade. Adoro a forma como ela usou sua imagem para falar sobre sustentabilidade nos últimos vinte anos. Ela fez muitas coisas, incluindo aquele documentário maravilhoso “Kiss the Ground”. Ela é embaixadora da ONU para programas ambientais e esteve no conselho de administração da Rainforest Alliance por vários anos. E muito mais. Tê-la a bordo para expandir nossos esforços comunitários e de biodiversidade é um grande benefício e ela tem muitas ideias. Você não precisa de glamour, mas precisa de boa vontade. O comitê se reúne quatro vezes por ano e ela fará parte da discussão.

Quais são as principais melhorias que você considera cruciais no quesito sustentabilidade?

Eu teria que dizer que trabalhar em direção às metas de sustentabilidade é um processo que nunca termina. Estamos constantemente adicionando novos objetivos, já que o planeta exige melhorias. O mesmo vale para os nossos relógios, que são naturalmente sustentáveis, e que também nos permite inovar incessantemente. Nos últimos três anos, tivemos vários sucessos. Podemos agora confirmar que a marca não só garante o fornecimento de energia renovável nas suas instalações em todo o mundo, como também recebeu, pela segunda vez, a certificação Great Place to Work®, graças ao Trust Index™, que mediu que 86% dos nossos funcionários avaliaram a qualidade de seu local de trabalho como excelente. Também desenvolvemos uma ferramenta que mede nosso impacto e, com base nisso, estamos desenvolvendo uma estratégia de reciclagem para nossas instalações.

E a emissão global de carbono da marca?

Como o Grupo Richemont está vinculado ao Science Based Targets, agora entendemos onde ainda precisamos melhorar. Claro que compensamos tudo o que pode ser compensado, mas isso não é suficiente. É melhor reduzir suas emissões do que pagar para compensá-las. Estamos no processo de reconhecer as áreas que apresentam problemas em toda a cadeia de valor com o objetivo geral de reduzir ainda mais nossa emissão de carbono, além da dos nossos fornecedores.

Até que ponto a política sustentável da IWC Schaffhausen está alinhada com os critérios da iniciativa Watch & Jewellery 2030, cocriada pela Cartier e Kering Group?

Há dez anos, estamos na vanguarda no rastreamento de componentes de nossos relógios na IWC. Mas é verdade que os atuais desafios ambientais são grandes demais para serem enfrentados sozinhos, devemos unir forças para acelerar. Para responder em detalhes, um dos três objetivos da iniciativa é a resiliência climática e, nesse ponto, nossa oferta total de energia renovável atende a isso, assim como a implementação de nossa estratégia de TI Verde. O objetivo da iniciativa de conservação de recursos também está em nosso radar, incluindo nosso sistema circular de recuperação de água. Usamos quase 100% de ouro reciclado, o resto é adquirido e 85% do aço também é reciclado. Quanto ao terceiro objetivo dedicado à inclusão, temos uma carta que garante igualdade de remuneração para homens e mulheres. Então, sim, estamos alinhados com a iniciativa.

Chris Grainger-Herr, CEO da marca, acredita que a sustentabilidade força um pensamento mais inteligente. Dê-nos um exemplo

A nova pulseira de relógio MiraTex™ é feita de Mirum, um material feito de plantas, minerais, borracha natural com certificação FSC, livre de plástico e 100% reciclável.

A nova pulseira de relógio MiraTex ™ da IWC é feita de Mirum, um material à base de plantas, sem plástico e totalmente reciclável (DR)

Redesenhamos completamente nossas embalagens nos últimos três anos. Conversando de perto com nossos clientes, percebemos que poderíamos transformar as caixas volumosas em uma bolsa de viagem de couro prática e leve. Reduzimos seu volume e peso em 30%, o plástico em 90%. E continuamos a melhorá-lo.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima