FENINJER+

Grillz’ e piercings dentais voltam à moda

Grillz’ e piercings dentais voltam à moda

Grillz’ e piercings dentais voltam à moda

Associado à ‘ostentação’, acessório tem origem que se relaciona diretamente com a cultura do hip-hop

Famosas aderem às joias dentais — Foto: Reprodução

Ouro, prata, pedras preciosas e formatos variados. Expressão da cultura negra na moda, os grillz (espécie de joia usada sobre o dente que surgiu nos anos 1980, na cultura hip hop. O nome faz alusão à parte frontal de carros) e piercings dentais estão em alta entre os amantes do street style e as estrelas, como Madonna e Rihanna.

Popularizados por rappers norte-americanos na década de 1990, não eram bem vistos no mundo da moda, como conta o dentista Guilherme Blum: “Não eram considerados belos, especialmente pela relação com a expressão de pessoas negras. Uma visão racista”.

A origem destes itens é muito anterior, explica Blum: “há registro de joias dentais em fósseis do Egito Antigo. No Brasil, os ‘dentes de ouro’ foram, por muito tempo, utilizados por quem não podia pagar por próteses na cor natural”.

No radar de marcas como Balenciaga, o acessório torna-se peça de luxo e aliado de quem busca visual descolado. Para o criador da Hórus Joalheria, Eduardo Corrêa, os grillz vão além do estilo. “São peças de afirmação, para demonstrar poder e estão ligadas à autoestima.”

A dentista Ana Damksi, que já fez grillz para famosas como Luísa Sonza, Liniker, Ludmilla e Duquesa, explica que cada grillz precisa ser feito exclusivamente para cada pessoa: “Antes de fazer a modelagem, fazemos uma limpeza, porque é preciso que os dentes estejam saudáveis para receber aquela peça. Em seguida, criamos o molde exclusivo, para que o grillz se encaixe perfeitamente” explica.

A dentista Andrea Melo alerta para os riscos do uso prolongado dos Grillz devido à influência que podem causar no contato entre a arcada dentária superior e inferior. “As peças que ocupam dentes mais traseiros, ou os que sofrem mais impacto como os caninos, são mais complexas porque podem modificar a mordida, então é preciso fazer uma boa análise clínica antes de fazer. Uma pessoa que já tenha alguma pretensão a bruxismo, por exemplo, pode sofrer consequências pelo uso de grillz”, afirma.

O dentista Roberto Freire destaca que, desde que os grillz sejam feitos por profissionais qualificados, após análise clínica e que sejam utilizados da maneira correta, não trazem riscos consideráveis à saúde bucal.

“Assim como tudo na vida, não dá para usar em excesso. Quem usa grillz tem que respeitar um período máximo de uso, que não deve passar de quatro horas, não pode comer nem beber enquanto usa, precisa tirar para dormir. É algo inofensivo quando usado com cautela”, explica.

Grillz de ouro e rubi

A influenciadora Fernanda Valença mostrou o seu novo acessório de ouro e rubi para seus seguidores nos stories do Instagram

Foto reprodução Instagram

Ela aderiu à moda e mostrou a boca brilhante – o que, para os fashionistas, é sinônimo de beleza e estilo. “Esse modelo dela em ouro 18k sai a R$ 19.800., contou a profissional Carla Sines (@carlagrillz) em entrevista ao GLOBO.

Fonte: O Globo

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima