FENINJER+

‘Ice Cold: exposição de joias de hip-hop’, em Nova Iorque

‘Ice Cold: exposição de joias de hip-hop’, em Nova Iorque

‘Ice Cold: exposição de joias de hip-hop’, em Nova Iorque

Até 5 de janeiro de 2025, o Museu Americano de História Natural exibirá joias que celebram os 50 anos da cultura hip-hop

Há 50 anos, a cultura hip-hop surgia na cidade de Nova York. E com ela, a joalheria foi fortemente influenciada, abrindo um novo nicho de mercado. Para celebrar esse fenômeno, que extrapolou o continente americano, o Museu Americano de História Natural está sediando ‘Ice Cold: An Exhibition of Hip-Hop Jewelry ‘, em tradução livre, ‘Ice Cold: uma exposição de joia hip-hop’.

Até 5 de janeiro, a iniciativa apresentará a evolução da joalheria nas últimas décadas, começando com as enormes correntes de ouro adotadas pelos pioneiros do rap na década de 1980, passando pela década de 1990, quando os MCs, que se tornaram magnatas dos negócios, ostentavam pingentes de gravadoras brilhando com diamantes e platina. 

“Em todo o Museu, você verá objetos que abrem uma janela para o nosso passado comum ou para o nosso mundo atual, seja natureza, ciência ou cultura. Em Ice Cold, os objetos são magníficas peças de joalheria e a janela se abre para uma das forças sociais e culturais mais poderosas dos últimos 50 anos, o Hip Hop”, disse Sean M. Decatur, presidente do Museu Americano de História Natural.

Tyler, o Criador, usando uma série de joias cravejadas de diamantes coloridos. Foto: Cam Hicks

Dentre as peças que se destacam na exposição estão aquelas feitas de forma personalizada para algumas das estrelas do hip-hop como Slick Rick, A$AP Rocky, Nicki Minaj e Bad Bunny, mostrando que esse estilo de joia é visto como uma forma de arte decorativa que serve de voz para narrativas de resiliência, rebelião e autoexpressão criativa. Inserir imagem.

Slick Rick em camadas de suas joias de ouro e diamantes. Foto: Janette Beckman.

“Temos o prazer de apresentar estas peças icónicas e o fenómeno cultural do Hip Hop, lembrando assim aos nossos visitantes que a cultura não existe há muito tempo ou está longe, mas é uma parte de todas as nossas vidas sobre a qual podemos reflectir e celebrar”.

Curadoria de Vikki Tobak

O autor do livro ‘Ice Cold: A History of Hip Hop Jewelry’, Vikki Tobak, é quem assina a curadoria da exposição, a convite do museu. “Trazer Ice Cold para o Museu Americano de História Natural é uma prova do significado cultural desta forma de arte e cultura”, explicou Vikki.  “É hora de celebrar os artistas, joalheiros, artesãos e pessoas comuns que contribuíram para a história das joias do Hip-Hop.”

A exposição acontece na Galeria Melissa e Keith Meister, dentro dos novos  Salões de Gemas e Minerais Allison e Roberto Mignone do Museu.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima