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Indústria do luxo aposta em oficinas de alta joalheria

Indústria do luxo aposta em oficinas de alta joalheria

Indústria do luxo aposta em oficinas de alta joalheria

Marcas de artigos de luxo estão intensificando suas aquisições na cadeia de produção de joias

Por Dominique Muret*

Mais do que nunca, os ateliers e as maisons de alta joalheria estão atraindo o interesse dos grandes nomes do luxo. Os rumores e os anúncios sucedem-se de uma semana para a outra neste setor em plena expansão, que representa uma alavanca de crescimento cada vez mais importante para a indústria do luxo. A última operação é a da Boucheron, anunciada em 6 de novembro. A histórica joalheria, propriedade do Kering, adquiriu quatro ateliers e fabricantes parisienses, Blondeau, Belter, Chanson e FG Développement, que se associaram para formar o grupo CG Développement, especializado em joalheria fina.

A joalheria daKering assumiu quatro oficinas para reforçar a sua capacidade produtiva – Boucheron

Nos últimos anos, a indústria de bens de luxo tem feito uma grande aposta no segmento da joalharia fina, que vale cerca de 28 bilhões de euros, de acordo com o último estudo sobre o mercado global de bens de luxo realizado pela Bain & Company para a Altagamma, destacando o salto de 37% no setor entre 2019 e 2022.

Só o mercado italiano vale 13,2 bilhões de euros, com um crescimento anual de 22,1% em 2022 e 55,3% em 2021, de acordo com o relatório publicado na primavera pelo Club degli Orafi Italia, uma associação dos maiores ourives e joalheiros do país. Com exportações no valor de 9 bilhões de euros, a Itália é um dos principais produtores mundiais de joias finas.

A produção francesa de joalheria, por seu lado, aumentou para 7 bilhões de euros de exportações até 2022, segundo a Union Française de la Bijouterie, Joaillerie, Orfèvrerie, des Pierres & des Perles (Ufbjop) no seu site. Se alargarmos o âmbito de aplicação à joalheria fina, segmento que se situa entre a joalheria acessível e a alta joalheria, a dimensão do mercado mundial aumenta para cerca de 240 bilhões de euros, segundo a Facts & Factors.

Ansiosas por agarrar uma fatia do bolo, a maior parte das maisons de luxo desenvolveram as suas próprias linhas de alta joalheria. Seguindo os passos do grupo Chanel, que lançou a sua primeira coleção em 1932, depois uma linha Chanel Joaillerie completa em 1993, Christian Dior em 1998 e Louis Vuitton em 2009, várias outras maisons entraram neste nicho, incluindo a Dolce & Gabbana em 2012, Giorgio Armani e Gucci em 2019, e Fendi este ano.

Desde então, a indústria tem vindo a intensificar as operações na sua cadeia de abastecimento, tal como faz nos têxteis, vestuário e artigos de couro, comprando ou adquirindo participações aos seus fornecedores.

Na França, assim como na Itália, a maior parte destas PME são agora alvos potenciais. A Federorafi, a federação italiana de ourives e joalheiros, refere que existem 7.038 empresas que empregam 32.269 artesãos na Itália, enquanto o setor emprega 25.000 pessoas através de mais de 1.000 contratantes de joalheria na França, de acordo com dados da Ufbjop.

Os ateliers franceses e italianos são objeto de todos os desejos

O objetivo é consolidar e controlar cada vez mais a sua própria indústria, a fim de a preservar, permitindo-lhe, ao mesmo tempo, reforçar a sua abordagem sustentável. Esta é também a melhor forma de assegurar a cadeia de produção. No segmento da alta joalheria, que revelou um forte potencial de crescimento, a garantia de uma produção própria e de um savoir-faire particularmente qualificado tornou-se o fio condutor da guerra, e as marcas de luxo, bem como as joalharias dos grandes grupos, estão adquirindo os ateliers mais qualificados e reputados entre França e Itália. As PME italianas e os pequenos ateliers franceses altamente especializados, em particular, estão sendo cortejados pelos gigantes do luxo.

Não sem causar problemas ao setor no seu conjunto, como Luca Solca, analista da Bernstein salientou recentemente numa conferência. “Uma pequena marca de joias de luxo disse-me recentemente que estava a ter grandes dificuldades em encontrar um fabricante especializado para um determinado tipo de tratamento. O seu primeiro fornecedor para este tipo de trabalho tinha sido comprado pela Cartier, o segundo pela Tiffany e o terceiro pela Bulgari”, relatou. A procura é ainda maior agora que, após a pandemia de COVID-19, estes ateliers tiveram de absorver a deslocalização de uma parte da sua produção para a Ásia, como refere o site especializado The French Jewelry Post. Está a tornar-se tão complicado encontrar fornecedores disponíveis para satisfazer as encomendas que as marcas menores estão, por sua vez, a comprar ateliers, nota o site.

Nos últimos meses, surgiram rumores sobre o potencial interesse do Kering na joalheria Vhernier, sediada em Milão. Até à data, não existe qualquer informação oficial que sustente esta hipótese. No entanto, de acordo com as nossas informações, os principais fornecedores da Vhernier estão sendo observados de muito perto pelo grupo de François-Henri Pinault, bem como pela LVMH e pela Richemont.

“Queremos assegurar o nosso abastecimento. Também notamos de que, em certas áreas altamente especializadas, os nossos fornecedores são muitas vezes melhores do que nós”, disse-nos recentemente Antonio Belloni, CEO adjunto da LVMH, referindo-se às recentes aquisições da empresa no setor da joalheria fina.

No final de 2022, o gigante do luxo adquiriu o grupo Pedemonte, uma entidade nascida em 2020 da fusão de várias oficinas independentes de produção de joias, combinando competências tradicionais e tecnologia, e com sede em Valenza e Valmadonna, no Piemonte, Itália. Alguns meses antes, a Christian Dior tinha adquirido a Oteline em Rillieux-la-Pape e a FG Manufacture em Villeurbanne, dois subcontratantes de joalharia para grandes marcas situados perto de Lyon, uma região com grande especialização em joalheria fina.

Também na França, a LVMH anunciou em abril que tinha adquirido uma participação majoritária no grupo Platinum Invest, que detém o grupo de joalheria Orest, sediado na Alsácia, e o fabricante Abysse, estabelecido em Paris. O objetivo é reforçar a capacidade de produção na França para a Tiffany & Co, a marca de joalheria americana adquirida pelo grupo de luxo em 2021.

Além da Tiffany & Co, o grupo é proprietário da joalheria italiana Bulgari, que em 2017 instalou a sua fábrica na zona de joalheria piemontesa de Valenza. Em seis anos, a empresa passou de 380 para 800 empregados e planeja atingir um total de 1400 até 2028, duplicando a sua capacidade de produção. No final de 2022, foram iniciadas as obras de construção de uma nova estrutura adjacente à fábrica atual, com uma área de 17 500 metros quadrados.

A Cartier não fica atrás. Em maio, a marca inaugurou um novo estabelecimento em Turim e lançou grandes obras em Valenza para criar um local que empregará 650 pessoas. Da mesma forma, o grupo italiano de joalheria Damiani também está expandindo em Valenza, onde está ativo desde as suas origens, com um novo local de 12.000 metros quadrados em construção. A Van Cleef & Arpels, outra maison de joalheria do grupo Richemont, anunciou a sua intenção de criar duas unidades na França, uma perto de Romans-sur-Isère, Drôme, e outra perto de Thiers, Auvergne, que devem empregar 600 pessoas.

*Dominique Muret para Fashion Network

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