Crucifixo é o must have da temporada, com versões minimalistas e de puro luxo
Por Débora Rodrigues
No mundo da joalheria há micro tendências que também ditam moda. Assim, um tema que inspira designers de joias pode ganhar força dentro da comunidade da moda, se tornar tendência e fazer sucesso.
Nas últimas coleções, vimos os símbolos religiosos inundar as páginas de joalherias nos feeds do Instagram e aparecerem em desfiles, passarelas e nas ruas. A joalheria religiosa ganhou força mundial e faz sucesso em todos os lugares. Os símbolos religiosos de cada religião representam o sagrado, a fé, a esperança, a natureza, a vida, o universo. Se tornaram tradicionais pelo fato de serem considerados elementos poderosos.
A cruz simboliza a força, o poder, o sagrado. Ela tem sido usada largamente na indústria joalheira. Já a lua crescente com a estrela representa a renovação da vida e da natureza visto que os islâmicos seguiam um calendário lunar. O hamsá, palavra que significa cinco em árabe, representa os cinco pilares da fé islâmica. Ele também é conhecido como mão de Fátima, uma das filhas do profeta Maomé, considerada modelo para as mulheres muçulmanas por não ter pecados.
Na religião Wicca, o Pentagrama é um elemento que caracteriza o feminino visto que está associada com Vênus. Tornou-se um dos símbolos mais importantes da religião, na medida em que representa os elementos espírito, água, ar, fogo e terra. Também representa Vênus, uma das principais deusas da religião, considerada a deusa mãe da natureza.
Mas, muitas vezes, não se trata apenas de ser religioso. Muitas mulheres costumam usam jóias com conotações religiosas com um toque moderno e de luxo. Procuramos essa tendência nas joias de várias marcas e encontramos alguns modelos para serem copiados e servirem de inspiração para quem gosta da simbologia existente por trás dos diversos símbolos.
Vivara
A marca traz a coleção Medalhas, com vários símbolos de fé e proteção. As peças são em ouro e ricas em detalhes.
Joalheria Montecristo
Uma das peças é o colar com a cruz em ouro branco com gemas coloridas. Um luxo inestimável tanto para proteger como para adornar.
Tiffany & Co.
A casa apresenta o pendente Infinity Cross Tiffany, com uma cruz trabalhada a partir de uma única peça de metal em uma forma icônica, em ouro rosa 18k.
Le Zil
Uma das peças da coleção é o anel ouro amarelo que traz o símbolo do Hamsá.
Costantini Joalheria
A marca também se inspirou na religião para trazer algumas peças dentre elas, o anel em ouro amarelo com diamantes, rubi e safira. Luxo.