Por Gabriel Moura
Uma pesquisa realizada pela indústria joalheria sobre vendas de joias apontou que os consumidores deverão comprar mais peças em ouro como presentes de Natal, para dar a amigos e parentes. Essa tendência foi revelada no relatório Vendas de joias 2017 – Compras para o Natal 2017, realizada em outubro, paralelamente à 5ª edição do Gold / Italy.
A proposta é que os joalheiros mundiais vejam nesse resultado uma tendência e possam planejar suas estratégias de vendas para a temporada de férias. Outro detalhe importante revelado é que as peças em ouro mais desejadas são pulseiras e brincos, que ficaram no topo da lista.
Essa pesquisa, realizada pela Format Research em nome da Federpreziosi Confcommercia, do Club degli Orafi e da Revista Preziosa, entrevistou consumidores com mais de 24 anos que visitaram as joalherias com a intenção de comprar nos últimos 18 meses.
Os resultados do inquérito mostraram que o número de consumidores que pretendem comprar itens de maior valor como presentes de Natal aumentou para 11,2% com relação ao ano passado, quando o número chegou aos 10,8%. Os principais itens de escolha são braceletes (50,1%), brincos (43,4%), pingentes (39%) e colares (36.2%). Os anéis (26,9%), os anéis de noivado (13%), os broches (12.5%) e os prendedores de gravata (11.1%) são os próximos itens apontados na sua lista.
Em termos de segmento de produtos, o ouro é visto como a aposta mais segura, com 22,7% dos entrevistados dizendo que comprarão jóias de ouro, seguido de jóias folhadas (17,7%), prata (14,1%) e platina (4,3%).