Por Gabriel Moura
As coleções que marcam o aniversário foram inspiradas no fundador da casa
Parece que foi ontem que Mikimoto revolucionou a joalheria com as suas pérolas, mas a lendária joalheria japonesa está completando 125 anos. Para comemorar a data a grife lançou uma série de novas joias de pérolas durante evento realizado no hotel Mandarin Oriental em Genebra. Desde que o fundador da marca, Kokichi Mikimoto, conseguiu o cultivo de pérolas, a joalheria desenvolve uma grande variedade de criações que prezam pelo luxo, delicadeza e feminilidade das gemas.
As coleções que marcam o aniversário da casa são abertas pela linha Yaguruma, inspirada em seu fundador e nas coleções apresentadas com sucesso na Exposição Mundial de 1937, em Paris. Peças como Obidome kimono sash clip foram executadas seguindo o estilo Art Deco, adornado com pérolas cultivadas akoya e safiras e esmeraldas lapidadas.
Conhecida nos arquivos de Mikimoto como sash clip Yaguruma, a peça empresta o design e a estrutura de sua peça central circular para formar novos pingentes, uma pulseira, um cinto e os colchetes de alguns colares clássicos de pérolas. Um formato surpreendente.
Já a coleção Les Pétales Place Vendôme invoca o ambiente romântico e cosmopolita de Paris com designs simples e modernos inspirados em pétalas de rosas flutuando no chão na Place Vendôme, onde Mikimoto abriu uma boutique logo após a Exposição que ali realizou. As outras estreias de Genebra incluem peças únicas de pérolas com diamantes e gemas coloridas e novos mimos de luxo: molduras detalhadas em pérolas e diamantes cultivados em akoya, cuidadosamente desenhados em padrões rendados, bem como em madrepérola cortada.