Japão continua liderando o consumo do metal, segundo pesquisa recente
Débora Rodrigues
O mais recente relatório mundial de tendências Insight Report, do Platinum Guild International (PGI), avaliou em quais locais do mundo o consumo per capita de jóias de platina tem se mostrado maior. E após essa investigação, a conclusão é de que no Japão estão os consumidores maduros que mais compram joias com esse metal.
Nos mercados de luxo de todo o mundo, o foco permanece amplamente na geração do milênio e na geração Z; no entanto, o excepcionalismo social e de mercado do Japão foi mostrado mais uma vez no mais recente relatório Insight do Platinum Guild International.
No relatório, a pesquisa demonstra que, com a evolução das distinções culturais e a mudança demográfica, o Japão, por conta de sua população feminina madura, lidera o consumo de platina e contribuiu para o crescimento sustentado do setor. Por décadas, o país se mantém como um mercado importante para a platina, apresentando não apenas o maior consumo per capita de jóias de platina do mundo, mas a própria platina é considerada o metal branco usado em joias de ponta, com uma taxa de crescimento média anual de 2,4% nas vendas desde 2013. A demografia cada vez mais envelhecida, combinada com o maior poder de compra das consumidoras, oferece novas oportunidades entre as mulheres maduras do Japão.
Com base na mais recente pesquisa de uso e atitude de platina realizada pela IGP, realizada em 2017, 49% das mulheres japonesas na faixa dos 40 anos compraram jóias de platina para si mesmas, e esse número subiu para 67% para as mulheres na faixa dos 50 e 60 anos. Apesar do número decrescente de casamentos e do envelhecimento da população, as jóias de platina continuam sendo relevantes para consumidores ricos e maduros com colaborações direcionadas.
Muito desse crescimento é devido à população feminina do Japão, que historicamente é atraída pela alta pureza, prestígio e valor da platina. “A platina está em sinergia com os conceitos japoneses de design; puro e autêntico, precioso com clareza”, diz Hisako Hankinson, presidente da IGP Japan.