FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Novo aplicativo Blockchain já está rastreando 760.000 diamantes

Novo aplicativo Blockchain já está rastreando 760.000 diamantes

Novo aplicativo Blockchain já está rastreando 760.000 diamantes

Segundo o anúncio da chinesa ZhongAn, o serviço visa aumentar a transparência e a rastreabilidade desde a produção até o cliente

Por Erica Mendes

No último dia 14, a ZhongAn Technology, subsidiária uma das mais importantes seguradoras da China, a ZhongAn Insurance, anunciou o lançamento de seu novo aplicativo blockchain com o upload dos dados de 760.000 diamantes. Segundo a empresa chinesa – listada na bolsa de Hong Kong -, o serviço tem como objetivo aumentar a transparência e fornecer aos consumidores e fornecedores a rastreabilidade dos diamantes em uma rede descentralizada, desde a produção até a posse do cliente.

Para isso acontecer, a ZhongAn uniu forças com a trading online de diamantes Ediams, formando uma nova subsidiária, a Diamsledger, que comercializa o produto.  O aplicativo rastreia as partes selecionadas ao longo da cadeia de suprimento de diamantes, incluindo revendedores de diamantes, empresas de processamento e de logística, alfândegas e centros de intercâmbio, que podem acessar o aplicativo hospedado na plataforma de nuvem Anlink e na rede de blockchain, ambos de propriedade da ZhongAn.

O aplicativo não substitui os certificados tradicionais de gemas do setor. Ele atua em paralelo, permitindo que o cliente insira o número do certificado do seu diamante no portal no Diamsledger para visualizar todas as informações de sua preciosa pedra, incluindo o local de origem e as características físicas fornecidas pelas diversos laboratórios de certificação na qual a gema tenha sido avaliada, como GIA – Gemological Institute of America, HDR – Hoge Raad Voor Diamant,  NGTC – National Gemstone Testing Center (muito popular na China), entre outros.

Por que precisamos de diamantes no Blockchain?

Mais consumidores estão exigindo saber a origem de seus produtos, especialmente dos diamantes. Na era da tecnologia e das mídias sociais, é cada vez mais difícil para as empresas negar tanto o conhecimento sobre a origem de seus produtos são originados quanto as práticas antiéticas dentro de suas cadeias de suprimentos.

Os consumidores estão se conscientizando das questões que cercam os diamantes e querem saber se estão usando joias de fontes éticas. É aqui que a tecnologia blockchain pretende mudar a indústria, permitindo aos consumidores rastrear o movimento de seus diamantes.

A indústria também é atormentada com diamantes falsificados e pedras sintéticas (criadas em laboratório) sendo comercializadas como autênticas. Com iniciativas que fornecem um registro de origem via blockchain como essa da ZhongAn e de outras empresas como IBM(Trust Chain) e De Beers, por exemplo, os consumidores podem ter certeza de que estão comprando diamantes genuínos, enquanto ajudam a mitigar a questão da legitimidade.

 

Veja também:

De Beers utilizará Blockchain para identificar autenticidade de diamantes

Diamantes e metais de joias serão rastreados

Compartilhar
Rolar para cima