O novo ‘Ultra Tourbillon’ é agora o relógio tourbillon mais fino de todos os tempos, medindo 40 mm de diâmetro e apenas 1,85 mm de espessura

Por Ivan Padilla*
Mais uma vez, a Bvlgari estabelece um novo recorde de espessura com o Octo Finissimo Ultra Tourbillon, ao integrar um turbilhão esqueleto ao movimento de um relógio com espessura total de apenas 1,85 milímetros.
O modelo é especial para a Bvlgari. A maison começou sua busca finura extrema em 2014. Ao longo de dez anos, conquistou dez recordes mundiais e mais de 60 prêmios internacionais, incluindo o prestigioso e altamente cobiçado Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra “Aiguille d’Or”. O Octo Finissimo é um dos relógios e a coleção mais premiados do século 21 até agora.
Desde sua invenção no século 18, o turbilhão se manteve como o auge da precisão relojoeira. Em 2014, a Bvlgari lançou o então turbilhão mais fino do mundo, com apenas 1,95 milímetros.
Hoje, a Bvlgari leva a esqueletização a um novo patamar com novo Octo Finissimo Ultra Tourbillon, com aumento da difusão da luz por todo o movimento. Essa abordagem cria contrastes marcantes por meio de técnicas decorativas contemporâneas aplicadas aos principais componentes visíveis: a inclinação polida do flange do bisel, o balanço do turbilhão e os blocos de inércia impecavelmente banhados a ródio com acabamento sunburst.
Cada componente esqueletizado deve ter o equilíbrio certo entre eficiência e estética, entre resistência, confiabilidade e ornamentação. Isso significa que a margem de erro é ainda menor.
O novo Octo Finissimo Ultra Tourbillon é agora o relógio tourbillon mais fino de todos os tempos. Medindo 40 mm de diâmetro e apenas 1,85 mm de espessura, ele é alimentado pelo calibre tourbillon BVF 900. Este movimento mecânico de corda manual bate a 28.800 vibrações por hora (4 Hz) e oferece uma reserva de marcha de 42 horas.“A ideia era criar um relógio que encapsulasse toda a nossa expertise. Não se trata apenas de ter o melhor design, mas de alcançar uma execução precisa que conte a história da série Octo Finissimo, respeitando a integridade de seus códigos estéticos distintos. Cada detalhe, dos índices ao esqueleto do turbilhão, são testemunhos do nosso compromisso com a excelência”, diz Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Design de Relógios da Bvlgari.
A marca registrada do Octo Finissimo Ultra Tourbillon é sua placa principal de carboneto de tungstênio que abriga o movimento mecânico. Os relógios geralmente consistem em uma caixa contendo o movimento. Durante séculos, os relojoeiros buscaram perfis mais planos principalmente pela elegância estética. Tradicionalmente, os relojoeiros buscavam a finura para maior elegância. Este objetivo introduziu desafios únicos relacionados à estrutura e rigidez. Para resolver esta equação complexa, as equipes da Bvlgari desenvolveram uma mistura de materiais avançados.
O novo Octo Finissimo Ultra Tourbillon apresenta um aro, caixa central e hastes feitas de titânio fosco com microesferas, enquanto a placa principal é construída de carboneto de tungstênio. As duas “coroas” planas – cada uma projetando-se ligeiramente da lateral da caixa, à esquerda (8 horas) para dar corda ao mecanismo e à direita (3 horas) para definir a hora são feitas de aço inoxidável e de granulação circular; da mesma forma, a catraca, gravada com detalhes decorativos geométricos, é apresentada em aço de granulação circular.
Para a legibilidade ideal, o mostrador de horas apresenta ponteiros de hora e minuto banhados a ródio, colocados contra uma superfície de latão jateado com um revestimento antracite DLC – – ao contrário de seus predecessores, o Octo Finissimo Ultra e o Octo Finissimo Ultra COSC, que eram reguladores com dois mostradores de hora e minuto decorados.
A pulseira integrada de titânio com microesferas foscas reflete sua estética ultrafina, medindo apenas 1,5 mm de espessura incluindo o fecho dobrável.
A busca da Bvlgari pela ultra finura começou em 2014 com o Octo Tourbillon de corda manual. Desde então, a Maison produziu inovações que quebraram recordes em várias categorias: o repetidor de minutos mais fino do mundo (3,12 mm em 2016), o Octo Finissimo Automatic (2,23 mm em 2017) e o calendário perpétuo mais fino de todos os tempos (2,75 mm em 2021), que ganhou a prestigiosa Aiguille d’Or no Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG).
Lançado em 2012, o Octo rapidamente se tornou um design icônico na relojoaria moderna. Apenas dez anos após a estreia da saga Octo, o Octo Finissimo Ultra estabeleceu um recorde absoluto com uma espessura total de apenas 1,8 mm. O Octo Finissimo Ultra foi então premiado com o Prix de l’Audace (o Prêmio Audacity) no GPHG. Oito patentes foram registradas no Octo Finissimo Ultra desde 2022.
*Ivan Padilla é editor de Casual e Especiais da Exame