Depois de um ano desafiador, o brasileiro, que é um povo supersticioso por tradição, está apostando em tudo para dar uma virada na sorte e atrair prosperidade no Ano Novo. Nesse final de ano, além das coleções com as tendências da moda, as joalherias também venderam amuletos de ouro de vários modelos.
Entre as peças mais solicitadas no varejo de joia estão os tradicional trevo de quatro folhas, saco da fortuna e olho grego. Toda essa procura se deve ao fato do ouro estar ligado, desde a sua descoberta, a ideia de riqueza, poder, perfeição, iluminação, nobreza e imortalidade. O metal não perdeu o seu poder de encantamento e ainda é visto nos dias de hoje como um agente poderoso, capaz de atrair fortuna, sucesso e fartura.
Para os gregos, o ouro evocava o Sol, sendo que aquele que o carregasse tinha o poder de atrair riqueza, fecundidade e principalmente o amor. Já para os astecas, o metal estava relacionado ao novo revestimento que a terra teria. Por isso, o ouro era considerado símbolo de transformação.
Segundo os místicos, o ouro pode ser usado para diversas finalidades: diminui o estresse e ansiedade, potencializar o amor, auxiliar na recuperação de memória, aumentar a sensação de bem-estar, melhorar a concentração, potencializar a energia vital, diminuir dores, proporcionar equilíbrio e até melhorar o humor. Não há comprovações científicas para nada disso, mas pelo sim, pelo não, não custa arriscar e se vestir com joias de ouro para aguardar a chegada de 2019. No mínimo, você estará mais radiante e bonito para receber 2019. Fica a dica.