Marca dinamarquesa lidera o ranking Global 100 de 2026 ao alinhar expansão financeira com metas robustas de descarbonização e uso de metais reciclados

Por Fernanda Baldioti*
A Pandora foi eleita a marca de consumo mais sustentável do mundo e a segunda empresa mais sustentável em nível global, segundo o ranking Global 100 de 2026, divulgado na terça-feira (21) pela consultoria canadense Corporate Knights, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. O resultado reflete a estratégia da companhia de reestruturar sua cadeia produtiva com foco no uso de materiais reciclados, energia renovável e redução de emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com a avaliação, a Pandora passou a utilizar exclusivamente prata e ouro reciclados em todas as suas joias, além de adotar diamantes cultivados em laboratório, produzidos com eletricidade de fonte renovável. A empresa também alcançou a marca de 100% de uso de energia renovável em suas unidades de produção. Segundo a Corporate Knights, esse conjunto de medidas permitiu que a companhia ampliasse sua receita ao mesmo tempo em que reduziu suas emissões totais de CO₂.
“Temos orgulho de estar entre as empresas mais sustentáveis do mundo. Ao liderar iniciativas de reciclagem e o uso de materiais inovadores, conseguimos expandir nossos negócios ao mesmo tempo em que reduzimos nossa pegada ambiental”, afirmou a CEO da Pandora, Berta de Pablos-Barbier. A executiva acrescentou: “Continuaremos a transformar a forma como produzimos nossas joias e a reduzir nosso impacto no planeta; isso faz parte de tornar a Pandora preparada para o futuro”.
O ranking Global 100 avalia, anualmente, empresas de capital aberto com receita superior a US$ 1 bilhão, com base em critérios como ação climática, eficiência no uso de recursos e responsabilidade social. Entre 1.476 companhias do setor de consumo discricionário, a Pandora ficou em primeiro lugar. Desde 2019, a receita da empresa cresceu 49%, enquanto as emissões totais de CO₂ caíram 17%. Esta é a segunda vez que a marca integra a lista: em 2025, ocupou a 48ª posição, consolidando, segundo a Corporate Knights, uma trajetória de avanço consistente em sustentabilidade corporativa.
* Fernanda Baldioti para Fashion Network


