Apesar de um terceiro trimestre acima do esperado, a joalheria cortou as atividades promocionais e aumentou os preços de um terço de seus produtos em 4%
A marca dinamarquesa de joalheria Pandora anunciou ontem, 8, os resultados das vendas do terceiro trimestre acima do esperado, enquanto se prepara para a recessão devido ao aumento do custo de vida.
O CEO Alexander Lacik declarou em comunicado: “Apesar da incerteza macroeconômica e geopolítica, os padrões de compra dos nossos consumidores não mudaram até o momento”.
A Pandora continua a esperar um crescimento orgânico entre 4 e 6% para o ano inteiro e reafirmou uma previsão de margem de lucro operacional de 25-25,5%. Lacik indicou: “Já estamos tomando medidas de precaução para garantir a rentabilidade caso as circunstâncias mudem”.
A empresa cortou as atividades promocionais e aumentou os preços de um terço de seus produtos em 4%, em média.
Os dados de venda de varejo mostraram que o tráfego nas lojas da Pandora aumentou durante o terceiro trimestre e o número de produtos comprados por cada cliente permaneceu estável, acrescentou Lacik à Reuters. Apenas Itália mostra sinais de enfraquecimento da demanda.
A maior fabricante de joias do mundo por capacidade de produção declarou que as vendas nos Estados Unidos, o seu maior mercado, caíram 3%. O grupo atribui o declínio previsto ao fim dos pagamentos de estímulo do governo americano para ajudar os cidadãos a superar a pandemia de Covid-19.
A empresa registrou vendas no terceiro trimestre de 5,26 bilhões de coroas dinamarquesas (707 milhões de euros), ligeiramente acima da média de 5,16 bilhões de coroas que os analistas esperavam, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa.
Os resultados do terceiro trimestre mostraram um “ambiente de vendas surpreendentemente resiliente”, disseram analistas da Jefferies em comunicado, acrescentando que se trata de algo promissor para a temporada de festas do quarto trimestre.
A Pandora anunciou também que pagará um total de 5,3 bilhões de coroas aos seus acionistas este ano, o que equivale a cerca de 13% da sua capitalização de mercado. A empresa já pagou 4,3 bilhões em dividendos e recompras de ações.
Fonte: Reuters API com tradução de Estela Ataíde para Fashion Network