Primeira artista convidada a reinterpretar toda a obra de Lina na joalheria, designer cria coleção de 12 peças que une o olhar poético da arquiteta à escultura vestível
Por Sofia Patsch*
A artista e designer Paola Vilas, integrante da lista Forbes Under 30 e reconhecida por transformar narrativas de arte em joias, apresenta sua última criação: uma coleção toda inspirada no universo de Lina Bo Bardi, fruto de uma colaboração com o Instituto Bardi.

Primeira designer convidada pelo Instituto a traduzir a obra completa da arquiteta para a joalheria, Paola descreve o projeto como “uma enorme responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma honra imensurável”. O desafio foi mergulhar no legado multifacetado de Lina, que vai do design de mobiliário a projetos importantes como o MASP, o SESC Pompeia e a Casa de Vidro, para transformá-lo em esculturas vestíveis.
Algumas criações de Lina se tornaram ponto de partida para as joias. O cavalete de vidro, símbolo do MASP, foi reinterpretado em cristal, pedras preciosas e ouro 18K, resultando em um quadro escultórico que repousa sobre a orelha. Já a Cadeira Bowl inspirou um anel no qual uma gema lapidada apoia uma escultura de pernas de ouro cruzadas.

Outra linha da coleção transforma os vidrotis — pequenos ladrilhos de vidro amplamente utilizados por Lina na Casa de Vidro — em protagonistas, elevando-os ao status de pedras preciosas.
Composta por 12 peças, quatro em ouro 18K e oito em prata com pedras preciosas, a coleção ultrapassa a função ornamental e se afirma como manifesto artístico. “Esta é, sem dúvida, a coleção mais especial que já desenvolvemos. É minha forma de levar adiante o legado de uma mulher que é referência no Brasil e no mundo”, diz Paola.
*Sofia Patsch para Forbes Brasil

