Metal volta a ser destaque em joias que retratam histórias de amor
As mulheres estão procurando por algo único e pessoal no momento de trocar alianças e novas tendências devem ser consideradas por quem procurado por um anel que demonstre pessoalidade e personalidade.
E o que há de novidades nesse mercado de joalheria? A escolha da platina é uma onda que vem ganhando relevância, seja por sua beleza cool e atemporal, seja por formar uma grande dupla com os diamantes. O metal tem conquistado as mulheres mais exigentes que veem nessa opção um material resistente, nobre e diferenciado.
A platina tem dureza 4 a 4,5 na Escala de Mohs e densidade relativa de 21,37. Foi amplamente utilizada na joalheria, sendo posteriormente substituída em muitos casos pelo ouro branco, pois este metal torna a produção mais rentável e mais fácil.
Na joalheria contemporânea, graças a um trabalho de marketing agressivo do Platinum Guild International, entidade internacional americana que promove a metal nos principais mercados do mundo, o consumo em joalheria tem crescido e se diversificado nos últimos anos. A China e o Japão concentram fortemente este consumo, sendo responsáveis por mais de 80% da produção das joias em platina.
A platina é um metal mais duro e caro que o ouro e o seu trabalho em joalheria só pode ser executado por artesãos experientes, com ferramentas e técnicas adequadas. Funde a 1770º C. Em joalheria, não se trabalha a platina pura. A proporção de liga é geralmente de 5%, e os metais utilizados são o: cobalto, o irídio e o cobre.