Vendedores são arma estratégica em tempos de crise
Débora Rodrigues
Se sua joalheria tem perdido vendas ao longo dos últimos anos, o motivo pode não ser apenas a crise. Muitos fatores interferem no quanto você consegue lucrar, dentre eles preço, ambiente da loja, produtos de baixa qualidade e design sem atrativos podem ser a razão? Sim! No entanto, vender joias sem ter uma equipe preparada pode ser o real motivo.
Quem compra uma joia quer se sentir especial. Então, a equipe de vendas é estratégica em momentos não tão prósperos. Apesar de para muitos parecer algo óbvio, vendedores precisam se importar com o que o cliente quer.
Assim, atender alguém com má-vontade é um erro. Em tempos de crise, quando as vendas se tornaram mais difíceis, é preciso ter entusiasmo ao receber o cliente dentro da joalheria. E como atender de forma satisfatória? Dando toda a atenção que ele quer e precisa. Depois de apresentar a joia, uma dica é falar sobre suas características e o quanto ela é perfeita para quem vai usá-la. E sempre é preciso pausas para ouvir o que o outro tem a dizer. É o momento do vendedor esperar que o cliente tome uma decisão.
E o que o lojista precisa fazer para manter sua equipe motivada e pronta para interagir com o cliente? Uma ideia que sempre funciona é convocar o time para treinamentos de produto e motivacional. É preciso que esse profissional estude o mercado, fique atento às mudanças na forma de consumo, conheça como pensam os novos consumidores e também saiba melhor sobre o produto. Ao mesmo tempo, cabe ao líder manter sua equipe motivada. A ele, caberá criar estímulos para que os funcionários se identifiquem e se envolvam cada vez mais com a marca e com o cliente, trazendo resultados melhores.