Mundo das gemas volta seus olhos para a região, que é o centro das atenções quando se trata de gemas de qualidade excepcional
Gabriel Moura
A alta joalheria está de olho em Luanda, onde acontecerá no dia 31 de janeiro o primeiro leilão da Angola só de diamantes de altíssima qualidade. O evento está sendo organizado Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) e os diamantes a serem vendidos foram colocados à venda pela Sociedade Mineira do Lulo.
A empresa australiana funciona como operador da Sociedade Mineira do Lulo, com 40%, onde tem como parceiros a estatal Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação & Comercialização de Diamantes de Angola (Endiama), com 32% e a empresa privada angolana Rosas & Pétalas com 28%.
Os diamantes em questão vão ser vendidos seguindo a nova política de comercialização de diamantes aprovada pelo governo de Angola sob a liderança do Presidente João Lourenço. Em disputa estarão sete diamantes de qualidade excepcional, incluindo um de 46 quilates cor-de-rosa e seis brancos com pesos que oscilam entre 114 e 43 quilates.
Em Fevereiro de 2016, a Lucapa Diamond Company anunciou a descoberta de um diamante com 404 quilates na mina de aluvião de Lulo, província de Lunda, o maior alguma vez encontrado no país, tendo em Fevereiro do ano seguinte descoberta o segundo maior com 277 quilates.