A joia descoberta em Vilanova d’Alcolea tem a representação da icônica cena dos gêmeos fundadores de Roma sendo criados por uma loba
O Departamento de Cultura de Valenciana, na Espanha, anunciou a descoberta de um raro broche de prata, que retrata a icônica cena dos emblemáticos gêmeos fundadores de Roma, Remo e Rômulo, sendo criados por uma loba.
O adorno de prata, de 4 cm de tamanho e datado por volta do século II d.C, foi encontrado durante escavações em Vilanova d’Alcolea, na Espanha — local que que fica perto da Via Augusta, a estrada romana mais longa da Hispânia romana.
O design da joia retrata uma loba amamentando os irmãos quando bebês, momento que, de acordo com a mitologia romana, está vinculado à fundação Roma
Para o arqueólogo Josep Carbó, o broche de Rômulo e Remo é “uma peça excepcional pela sua raridade e qualidade, visto que são muito poucas as peças deste tipo que foram estudadas”, ele ressalta, segundo o Heritage Daily.
Mito da fundação romana
De acordo com historiadores que estudam a Roma Antiga, os gêmeos nasceram em Alba Longa, eram filhos de Reia Sílvia e netos de Numitor (ex-rei deposto). O rei Amúlio, irmão de Numitor, via as crianças como uma ameaça ao seu reinado e ordenou que elas fossem abandonadas às margens do rio Tibre, sendo deixadas para morrer.
Diz a lenda que, após esse acontecimento, Rômulo e Remo foram resgatados por uma loba, que os amamentou em uma caverna conhecida como Lupercal — localizada perto do Monte Palatino, em Roma.
Os gêmeos, quando adultos, tomam consciência da sua origem e matam o rei Amúlio, restituindo o trono ao rei Numitor, avô deles. Porém, após um desentendimento entre os irmãos, Rômulo mata Remo e funda a cidade de Roma.
Apesar deste triste acontecimento, Rômulo continuou a construir a cidade de Roma, tornando-se seu primeiro líder, segundo a Archaeology Mag.