Gema de quase US $ 13 milhões, vai encabeçar o leilão de jóias e jadeíte
Débora Rodrigues
Um diamante branco considerado perfeito, com uma alta estimativa de alcance de venda, de quase US $ 13 milhões, vai encabeçar o leilão de joias e jadeíte da Sotheby’s, marcado para acontecer em Hong Kong em abril.
A gema oval de corte brilhante tem 88,22 quilates, classificada como D-cor, e tipo II, a pedra é apenas um dos três diamantes ovais com mais de 50 quilates oferecidos ao longo da história do leilão, segundo afirmou a Sotheby’s em comunicado. Essa pedra – que tem uma estimativa pré-venda de US $ 11,2 milhões a US $ 12,7 milhões – é a maior a ser colocada em leilão em mais de cinco anos.
“Para aqueles que tiveram a chance de ver o diamante, um adjetivo o descreve: ‘é de tirar o fôlego'”, disse David Bennett, presidente mundial da divisão internacional de joias da Sotheby’s. “Quase todos os diamantes deste peso são conhecidos por possuir as mesmas qualidades excepcionais de pureza e perfeição que esta pedra notável, que é tão cheia de fogo e brilho ofuscante”, completou ele durante a divulgação da venda, que promete levar os mais atentos colecionadores a participar.
Esse diamante é originário de uma pedra bruta de 242 quilates recuperada da De Beers, na Jwaneng mina em Botswana, e levou vários meses para ser cortado e polido, acrescentou a Sotheby’s.