Mercado aproveita a data para exibir produtos que destacam o rato
Por Carol Sanches
Já é uma tradição do mercado relojoeiro. Todos os anos algumas das principais marcas de relógios de luxo do mundo celebra o Ano Novo Chinês com relógios personalizados. Por trás dos votos de um ano novo melhor, na verdade há o fato de que os países asiáticos representam quase metade das vendas da indústria suíça de relógios. Criar produtos exclusivos pegando carona nessa data é uma das estratégias das marcas para aumentar as vendas.
A maioria dos relógios lançados nessa época são peças de edição limitada com detalhes ricos e encantadores. Muitos, além de ouro e gemas, apresentam belas artes da pintura à mão, gravura e muito mais.
Nesse ano, o animal que vai reger o Ano Novo Chinês, que começa em 25 de janeiro de 2020 e vai até 4 de fevereiro de 2021, é o Rato. O animal é primeiro do zodíaco e considerado um agente de sorte e famoso por trazer sucesso e novos começos.
Reza a lenda que, quando Buda convocou todos os animais para visitá-lo antes de ele entrar no Nirvana, o rato subiu nas costas de um búfalo para chegar lá mais rápido, deixando até o gato para trás. Para os chineses, ele está associado à desenvoltura, inteligência, sorte, prosperidade e otimismo.
Confira os produtos criados por algumas das marcas mais cobiçadas do mundo para celebrar no Ano Novo Chinês.