FENINJER+

Richemont lança plataforma para combater roubo de joias e relógios

Richemont lança plataforma para combater roubo de joias e relógios

Richemont lança plataforma para combater roubo de joias e relógios

Plataforma se comunicará com a polícia em todas as grandes cidades do mundo, visando ser o maior banco de dados internacional de relógios e joias perdidas e roubadas

Por Dominique Muret*

Diante o forte aumento do roubo de relógios associado ao aumento dos preços provocado pela explosão do mercado de segunda mão, a Richemont lançou a Enquiris, “uma plataforma digital neutra global para ajudar a reduzir o crime de relógios e joias”, anunciou a marca de luxo suíça, que se uniu para a ocasião com vários parceiros, como fabricantes, seguradoras, varejistas de segunda mão, proprietários e policiais.

Esta ferramenta foi pensada para combater “aumento do roubo de relógios e joias, fraudes e falta de normas claras sobre como lidar com esta informação, constituindo um problema crescente que deve ser resolvido”, explica o site Enquiris, que se apresenta como “um ecossistema de expertise, “um espaço confiável e seguro para registo e armazenamento de informações sobre relógios e joias, permitindo que clientes e parceiros declarem de forma rápida e simples os seus objetos como perdidos ou roubados”.
A ideia é simples, é desencorajar a ocultação. A plataforma permite, por um lado, ao proprietário de peças preciosas comunicar o seu desaparecimento ou roubo ou procurá-las. Por outro lado, ajuda os compradores de segunda mão a verificar o estado de um objeto antes de o comprar, ou a polícia encontrar, além-fronteiras, os proprietários de objetos roubados ou a detectar possíveis revendedores fraudulentos. Uma vez carregadas no Enquiris, as informações sobre relógios e joias podem ser “pesquisadas e compartilhadas com segurança por várias partes, protegendo as identidades dos clientes”, diz o grupo.

“Ao fornecer esse acesso gratuito a clientes e parceiros do setor, a oportunidade de vender relógios roubados torna-se mais proibitiva, com o objetivo final de reduzir o incentivo ao roubo de relógios em particular”, informa o CEO da Richemont em comunicado, Jerome Lambert.
“Ouvimos os nossos clientes e desenvolvemos o Enquiris como parte do nosso conjunto de serviços ao cliente, para ajudá-los a proteger os seus relógios e joias”, destaca Frank Vivier, diretor de transformação da Richemont. “O nosso objetivo é envolver o maior número possível de participantes da indústria, bem como departamentos de polícia em todas as grandes cidades do mundo, para tornar o Enquiris o maior banco de dados internacional de relógios e joias perdidas e roubadas”.
Mais de 175 marcas de relógios e joias de luxo já foram registradas, a maioria delas de propriedade da Richemont, incluindo a Cartier, Van Cleef & Arpels, Piaget, Buccellati e Vacheron Constantin, além de outros grandes players da indústria relojoeira. Milhares de clientes baixaram as suas coleções, das quais mais de 28.000 relógios e joias estão registrados como perdidos ou roubados, conclui o grupo.

*Dominique Muret para Fashion Network

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima