FENINJER+

Sauer recria o imaginário de Francisco Brennand

Sauer recria o imaginário de Francisco Brennand

Sauer recria o imaginário de Francisco Brennand

Inspirada no legado do artista recifense, joalheria apresenta nova coleção com gemas e cerâmicas inéditas criadas em parceria com a Oficina Brennand

Por Fernanda Baldioti*

Como um os maiores escultores do Brasil, o pernambucano Francisco Brennand fez do barro um território mítico, povoado por formas geométricas, seres fantásticos, deuses imaginários e símbolos cerâmicos que se tornaram parte da cultura brasileira. Essa força criativa, que atravessa o tempo e permanece viva na Oficina Brennand, no Recife, inspira agora uma coleção de joias assinada pela joalheria brasileira Sauer, sob a direção criativa de Stephanie Wenk.

Mais do que uma homenagem estética, a iniciativa propõe um mergulho na lógica do artista, que sempre soube transformar matéria em narrativa. A coleção recria, em metais e pedras preciosas, a relação entre natureza e memória, explorando elementos centrais de sua obra, como o ovo — símbolo da gênese —, o fogo — energia primordial — e o pássaro — emblema mítico.

Ao incorporar cerâmicas inéditas, desenvolvidas em parceria com a Oficina Brennand, e ao utilizar pedras como turmalina verde, água-marinha e diamantes, a joalheria busca não apenas adornar, mas traduzir a poesia da escultura em joias.

Coleção “SAUER e Brennand: Matéria Viva em Transformação” – Crédito: Joalheria Sauer 1941.

Composta por doze criações exclusivas, a coleção estreia em setembro, em Nova York e no Rio de Janeiro, revelando como a arte de Brennand pode ser reinterpretada em novas linguagens. O encontro entre joalheria e escultura amplia a presença do artista no cenário cultural, reafirmando a atualidade de sua obra e a capacidade da arte de se reinventar em múltiplos suportes.

Coleção “SAUER e Brennand: Matéria Viva em Transformação” – Crédito: Joalheria Sauer 1941.

*Fernanda Baldioti para Fashion Network

Compartilhar
Rolar para cima