Após consolidar presença no país com modelos mais acessíveis, marca japonesa se posiciona no segmento premium para disputar espaço com suíças como Omega e Tag Heuer

O mercado de relógios de luxo no Brasil passa por uma fase de expansão, que pode se beneficiar ainda mais do recém-aprovado acordo entre Mercosul e EFTA (European Free Trade Association), bloco econômico que inclui a Suiça.
Nesse contexto, não são apenas marcas suíças que definem planos mais ambiciosos de crescimento: é também o caso da japonesa Seiko.
Após consolidar sua presença no Brasil com modelos acessíveis e de entrada, a marca de 144 anos de existência agora aposta em produtos de maior valor agregado para disputar espaço com suíças com suíças como Omega, Longines e Tag Heuer.
A decisão de apostar em produtos de mais alta gama reflete uma mudança no próprio papel do relógio. O acessório é consumido cada vez mais como símbolo de status e identidade, disse Fumio Tanaka, presidente da Seiko à frente da operação para a América Latina, em entrevista à Bloomberg Linea.
“Questionamos por que as pessoas, com smartphones, ainda compra relógios. Descobrimos a oportunidade no segmento premium, porque esse consumidor busca um relógio real, não apenas uma ferramenta para ver as horas”, afirmou Tanaka, que tem como base o Panamá.
A percepção de luxo associada ao acessório ganga relevância em um país como o Brasil, onde o relógio é um dos bens mais exibidos como marcador social, ao lado de bens de consumo como carros e roupas de grife, entre outros.
A estratégia tem surtido efeito: as vendas da Seiko no Brasi cresceram em ritmo de três dígitos nos últimos 12 meses, segundo o executivo. Ou seja, pelo menos dobraram.
“Nos últimos dez anos, especialmente nos últimos cinco, a Seiko vem acelerando para conquistar posição no mercado premium. No Brasil, a mudança de percepção foi muito mais rápida do que em outras regiões”, disse Tanaka.
Segundo ele, a operação brasileira é hoje uma das mais dinâmicas da Seiko, que tem presena global. “E é também um dos crescimentos mais rápidos entre todas as marcas com as quais competimos”, afirmou.
Fonte: Bloomberg

