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Seis dicas para aproveitar ao máximo o Dia do Frete Grátis

Seis dicas para aproveitar ao máximo o Dia do Frete Grátis

Seis dicas para aproveitar ao máximo o Dia do Frete Grátis

Dia do Frete Grátis tem como objetivo movimentar o primeiro semestre, tradicionalmente morno no e-commerce.

Por Janice Rodrigues*

Online shopping foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

No mundo dos negócios, uma coisa é certa: pensar como consumidor (afinal de contas, todos nós consumimos) também é saber desenhar as melhores estratégias para o seu negócio. Com a proximidade do Dia do Frete Grátis, então, nem se fala. A importância da data, para quem compra e para quem vende, a deixa como um dos grandes destaques do primeiro quadrimestre do ano.

Você sabia, por exemplo, que a tomada de decisão na hora de realizar uma compra tem como segundo fator mais importante, o frete? Foi isso que o estudo ‘Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season Survey’ descobriu. Para os consumidores de países como Estados Unidos, França e Espanha, dentre outros, os dois fatores mais influentes para uma compra são a velocidade de entrega (52% das respostas) e o frete grátis ou com desconto (38% das respostas).
Para fazer parte de todo esse movimento, porém, não basta só “entrar no jogo”. É preciso planejar os passos, estudar o mercado e tomar as melhores decisões.

O Dia do Frete Grátis no Brasil

O Dia do Frete Grátis acontece, geralmente, na última semana de abril, sendo outra janela de oportunidade para o comércio no quadrimestre, logo depois da Semana do Consumidor, realizada em março. Os Estados Unidos também têm o Dia do Frete Grátis, mas, por lá, ele acontece no meio de dezembro, visando às compras de Natal.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Dia do Frete Grátis, é hora de turbinar suas estratégias:

1. Negocie antecipadamente

É importante conversar com as suas distribuidoras de preferência para entender condições e até mesmo possibilidades únicas no Dia do Frete Grátis. Assim como você está se preparando para fazer o melhor dessa data, algumas empresas de logística também acabam oferecendo condições especiais – ou simplesmente abrindo opções diferenciadas para times de e-commerce.

2. Divulgue a ação

Muitas pessoas ainda não sabem da existência do Dia do Frete Grátis, e essa é uma ótima oportunidade de impactar o seu público. Você pode ir além, e utilizar campanhas para trazer novas audiências que chegarão por conta da ocasião, mas podem ficar e gerar outras vendas no futuro. Afinal de contas, o Dia das Mães está logo ali!

3. O caro pode sair mais caro ainda

É importante tomar cuidado para não mudar o preço de seus produtos de uma maneira que ela cubra completamente o custo do frete. Ainda que essa seja a forma mais simples de evitar prejuízos, você pode sofrer punições do Google pela mudança abrupta, diminuindo o seu ranqueamento em páginas de busca. Além disso, há sempre o risco de que clientes que já acompanhavam o preço de sua mercadoria acabem se frustrando com a subida injustificada, e você pode acabar o dia com menos clientes. Pense da seguinte maneira: ainda que seja necessário arcar com alguns custos, você não está mirando na margem de lucro de um único produto, e sim na extensa movimentação que a data é capaz de trazer.

4. A seleção de produtos

É importante entender, também, quais os produtos que melhor podem se encaixar na sua campanha de vendas. Se, por questões logísticas (tamanho e peso da mercadoria, por exemplo), você acreditar que não vale a pena incluir um produto na sua lista de frete grátis nesse dia, evite. Vale mais a pena pensar em uma seleção de mercadorias que contemple tanto a sua estratégia quanto o interesse de compra dos consumidores.

5. De olho no ticket médio

É aí que o ticket médio entra: vale a pena voltar para dentro da casinha e buscar o ticket médio do seu e-commerce – além, claro, dos produtos mais vendidos. Dessa forma, você conseguirá ampliar ainda mais as suas vendas, potencializando seus ganhos no Dia do Frete Grátis.

6. Prepare a sua equipe (dica bônus)

Você já sabe que essa data ainda não está tão famosa no Brasil, especialmente se considerarmos ocasiões de maior volume de compras no ano, como o Dia das Mães ou a Black Friday. Com isso em mente, é importante falar com os diferentes times da sua empresa – marketing, SAC, logística e desenvolvedores – para garantir que todas as pontas do seu negócio estarão cobertas. Desde a capacidade do site de receber um grande número de visitantes até campanhas de Facebook e Google Ads, passando por informações que precisarão ser fornecidas com inteligência e velocidade para consumidores, essa é uma chance de ouro de converter vendas e conquistar clientes fiéis. Não deixe que algo pequeno se transforme em um grande erro e coloque tudo a perder

No fim das contas, o Dia do Frete Grátis é mais uma possibilidade engenhosa que nasceu para movimentar o setor e esquentar as compras, em um primeiro semestre que é tradicionalmente um pouco mais morno. A ideia, inteligente, abraça os dois lados da história – quem compra e quem vende. Sabendo se planejar, traçando uma estratégia coesa e eficiente e mirando na satisfação dos consumidores, o resultado deve ser um só: todo mundo sai ganhando.

*Janice Rodrigues é CMO e Head de Sustentabilidade na Kangu.

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