FENINJER+

Serra Leoa vende ‘diamante da paz’ por 6,5 milhões de dólares

Serra Leoa vende ‘diamante da paz’ por 6,5 milhões de dólares

Serra Leoa vende ‘diamante da paz’ por 6,5 milhões de dólares

Da redação

O famoso ‘diamante da paz’, o maior já descoberto em Serra Leoa, foi vendido pelo Governo Leonês, durante um leilão, por 6,53 milhões de dólares. A venda, além de expressiva para o mundo das gemas, marca uma ruptura com a era dos ‘diamantes de sangue’. Metade do dinheiro arrecadado será usada em obras sociais na pequena vila de Koryardu, onde a pedra foi encontrada.

Com 709 quilates e cerca de 140 gramas, o raro diamante foi comprado pelo joalheiro britânico Laurence Graff. O valor é inferior ao que tinha sido proposto durante uma primeira tentativa feira para vender a gema, ocorrida em abril de 2017, em Serra Leoa. Na ocasião foram oferecidos 7,1 milhões de dólares, mas a operação foi anulada pelo governo que julgou o valor insuficiente para um diamante desse porte. Segundos especialistas em gemas, esse é o 14ª maior diamante já encontrado no mundo em se tratando de tamanho.

O nome da gema é uma tentativa de por fim aos chamados “diamantes de sangue”. A mineração ilegal e a venda dos chamados diamantes de sangue foram as maiores fontes de conflito em muitos países da África, incluindo Serra Leoa, lembrou o presidente Ernest Bai Koroma no leilão.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima