Na contramão das expectativas, leilão online de joias da Sotheby’s bate recorde de venda
Por Cláudia Santana
O mundo segue confinado pelo coronavírus, mas o desejo pela joalheria continua contagiante. Contrariando a lógica dos negócios diante da pandemia do coronavírus, o mais recente leilão de joias online da Sotheby’s foi considerado o mais bem-sucedido de todos os tempos.
Compradores de 32 países disputaram lances para adquirir peças de joalherias tradicionais, como Tiffany e Verdura. Foram vendidos 97% dos lotes do leilão, que alcançou US $ 739.375, superando a estimativa inicial de US $ 671.600, um recorde em leilão online.
Aproximadamente 22% dos compradores do leilão são novos clientes da Sotheby’s e metade de todos os lances foram feitos por meio de dispositivos móveis. A maior venda foi um par de brincos de rubi de Michele Della Valle que renderam US $ 25.000. A Sotheby’s diz que os lotes da David Webb, Tiffany & Co. e Verdura tiveram taxas de venda de 100%.
Um colar de peridoto verde robusto de Paloma Picasso, projetado para a Tiffany, recebeu US $ 12.500 – aproximadamente seis vezes a estimativa mais alta de US $ 2.000. Um par de brincos bizantinos da Verdura originalmente pensava levar entre US $ 5.000 e US $ 7.000 vendidos por US $ 13.750.
Esse resultado positivo foi construído se deve, em parte, ao esforço dos organizadores e vendedores. Com o fechamento dos espaços físicos de exposição, vários leiloeiros oferecem aos compradores galerias virtuais, com a possibilidade de ver as obras em 360° ou em realidade aumentada, o que permite imaginar, como seria ter uma dessas joias.
Segundo especialistas em alta joalheria, o sucesso de vendas nesse momento reflete o desejo dos consumidores por distração. Em tempos difíceis as pessoas sentem necessidade de ver objetos bonitos e querem se proporcionar pequenos prazeres. Um alento para as joalherias de que nesse momento precisam, mais do que nunca, acreditar que sim, vender joias mesmo nesse momento é possível.