A tiara provém da família real italiana e foi o filtro mais famoso da casa de leilões
Por Clara Lemos
A Sotheby’s teve uma brilhante ideia para despertar o interesse a uma tiara antes dela ser leiloada: criou um filtro de rede social que permitiu que as pessoas experimentassem, tirassem fotos e gravassem vídeos com o objeto de luxo. A estratégia foi um sucesso, uma vez que foi o filtro mais famoso já criado pela casa de leilões e rendeu 22 mil selfies em seis semanas. Afinal, todos querem um pouco de realeza.
A tiara, uma das mais importantes a aparecer no mercado nos últimos anos, é proveniente da Casa de Sabóia, família real italiana que governou o país de 1861 a 1946. O artigo de luxo foi um presente de casamento à Maria Vittoria dal Pozzo, que se casou com Amadeo I de Sabóia, na época rei da Espanha. A peça foi o carro chefe do leilão “Joias Magníficas e Joias Nobres”, que aconteceu em Genebra.
A tiara ficou na família real por 150 anos e acredita-se que foi confeccionada por Musy Padre e Figli, um dos joalheiros mais antigos da Europa. A joia conta com diamantes circulares, que emolduram 11 pérolas naturais em formato de gota, e também pode ser usada como colar. Ela foi leiloada por 1,6 milhão de dólares, valor acima do esperado pela casa de leilões.