Joalheria participa de documentário sobre proteção de água potável
Por Gabriel Rodrigues
O setor joalheiro tem se preocupado cada vez mais com questões ambientais e lançado ações de conscientização nesse sentido. Dessa vez, a marca de joias de cristal Swarovski associou-se à Escola de Teatro, Cinema e Televisão da UCLA para criar o ‘Waterschool’, um novo filme que se centrou na continuação do fornecimento de água potável. O documentário está disponível no serviço de streaming Netflix. O tema foca na necessidade de conservar o abastecimento contínuo de água potável mundial dando voz à nova geração, para quem a preservação é algo urgente.
Para realizar o filme, sete estudantes viajaram pelos cinco continentes para encontrar as histórias comoventes de seis meninas e mulheres jovens, vivendo próximo aos principais rios do mundo, cujas vidas foram fortalecidas e transformadas pelos programas educacionais da Waterschool – programa de educação ambiental da Swarovski criado em 2000 e que hoje atinge cerca de meio milhão de jovens através de 2.400 escolas mundiais.
Durante a produção do documentário, os estudantes visitaram os seis dos principais rios do mundo, incluindo a Amazônia, o Mississippi, o Danúbio, o Nilo, o Ganges e o Yangtzé. Antes de chegar à Netflix, o filme foi exibido no Sundance Film Festival, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, no Festival de Cinema de Cannes e na UCLA, tendo excelente recepção por parte do público.
A Swarovski também celebra o resultado do programa Waterschool. Nadja Swarovski, membro do conselho executivo da Swarovski, comentou: “Este projeto envolve princípios que estão na base do nosso legado filantrópico – meio ambiente, empoderamento feminino e educação”. Segundo a empresária, “a proposta que o filme oferece para as vidas de seis jovens destacam algumas das questões sobre a água em diferentes regiões geográficas. “Esperamos que ele inspire as comunidades a se concentrarem na educação e possibilitarem a mudança”.
Teri Schwartz, reitora da Escola de Teatro, Cinema e Televisão da UCLA, acrescentou: “Essa parceria incrível com a Swarovski ressalta nossa crença compartilhada no poder da história para esclarecer, envolver e inspirar a mudança para um mundo melhor. ”